segunda-feira, 06 dezembro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Câmara de VR aprova projeto para pacientes de câncer

Projeto de Renan Cury e Paulinho AP segue para avaliação do prefeito

06/10/2021 19:10:25

A Câmara de Volta Redonda aprovou, na noite da terça-feira (5), em regime de urgência e preferência, um projeto de lei do vereador Renan Cury (SD), em coautoria com o Paulinho AP (DEM), que visa garantir ao paciente oncológico acesso ao diagnóstico e ao tratamento médico em tempo adequado, além de coordenar uma assistência individualizada. Batizado de "Programa de Navegação De Paciente para Portadores de Neoplasia Maligna", o projeto segue para sanção do prefeito Antonio Francisco Neto.

Renan Cury argumentou a necessidade de dar mais atenção ao paciente diagnosticado com câncer: "Primeiro é preciso diagnosticar o mais cedo possível, para o paciente ter mais chances de cura. Depois, ele precisa de acompanhamento e apoio psicológico, pois muitos enxergam o câncer como um bicho de sete cabeças, sendo que, muitas vezes, pode ser tratado e curado. Muitos se dão por vencidos só por acharem que o câncer é algo extremamente impossível de se combater", disse.

O vereador também lembrou que o projeto prevê que todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que forem diagnosticados com câncer sejam orientados, tratados, acompanhados e monitorados por um profissional de saúde que vai auxiliá-los em todas as etapas dessa jornada. De acordo com o texto, a assistência será totalmente individualizada, até o momento em que o paciente tiver alta médica.

Esse projeto, ainda segundo Renan, trará economia para o município, para o estado e até mesmo para o governo federal. "Se você conseguir fazer um monitoramento e diagnosticar a doença com antecedência, com certeza o custo relacionado ao paciente vai ser muito menor", acrescentou, lembrando, entretanto, que, “mais importante que qualquer economia, é salvar vidas”.

OUTUBRO ROSA – A aprovação do projeto ocorre no Outubro Rosa, quando campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ocorrem em todo o mundo. Este é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

Renan Cury ainda lembrou o mutirão da mamografia anunciado pela prefeitura de Volta Redonda. "A detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença, permitindo uma abordagem menos agressiva ou mutiladora", finalizou. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:36 Cidades

close