Internacional
Brasileira escapa da pena de morte na Indonésia por tráfico
Ela foi condenada a 11 anos de prisão e pagamento de multa
08/06/2023 16:41:46A brasileira Manuela Vitória de Araújo Farias, de 19 anos, presa na Indonésia por tráfico de drogas, escapou da pena de morte, vigente no país. Ela foi condenada a 11 anos de prisão, mas poderá sair após oito anos, no regime de progressão. Manuela foi presa no dia 31 de dezembro do ano passado ao desembarcar em Bali com três quilos de cocaína.
A defesa da brasileira conseguiu provar que ela foi usada como “mula” por uma organização criminosa. Na Indonésia também vigora a prisão perpétua.
“Mostramos que ela não tinha o chamado domínio do fato, que não era traficante e que tentou desistir da viagem, mas foi forçada a ir. Ela não era traficante, talvez fosse mais vítima do que partícipe”, afirmou o advogado Davi Lira da Silva. Segundo ele, foram compartilhados com as autoridades indonésias conteúdos e senhas do celular de Manuela para demonstrar que ela não é traficante.
Além da pena de reclusão, Manuela precisará pagar uma multa de 1 bilhão de rúbias (cerca de R$ 330 mil) para não ter a pena aumentada em dois anos. Por isso, a família iniciou uma campanha para conseguir arrecadar o valor estabelecido.
Manuela é de Santa Catarina. Segundo sua defesa, ela foi aliciada com a promessa de aulas de surfe e uma passagem grátis para a Indonésia, desde que levasse uma encomenda, cujo conteúdo não havia sido revelado. Ao contar a situação para a família, ela foi demovida de fazer a viagem. Mas, ao avisar da desistência, os criminosos teriam a forçado a pagar R$ 25 mil pelos custos que já tinham sido envolvidos no negócio. Por causa disso, ela acabou realizando a viagem. Com informações do Extra. (Foto: Reprodução)