Política
BM: Justiça Eleitoral concede direito de resposta a Furlani
Candidato a prefeito alega ter sido alvo de notícia falsa
24/09/2024 14:15:58A Justiça Eleitoral concedeu a Luiz Furlani (PL), candidato a prefeito de Barra Mansa, direito de resposta sobre uma fake news (notícia falsa) relacionada à prioridade que dará à saúde pública se for eleito. O direito de resposta terá de ser concedido pelo candidato do União Brasil, Marcelo Cabeleireiro.
Segundo a campanha de Furlani, uma fala editada do candidato criou uma mentira sobre a apresentação de propostas de governo que ele fez na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Barra Mansa, no último dia 10. De acordo com o candidato, a fala foi editada de forma a dar a entender que a saúde não estaria entre suas prioridades de governo.
De acordo com o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), o direito de resposta preserva a lisura do processo eleitoral, permitindo que candidatas, candidatos e partidos políticos se defendam de informações falsas que possam prejudicar suas campanhas. Na decisão do Juiz Eleitoral Raphael Jorge de Castilho Barilli, foi comprovada a adulteração dos fatos: cortes de edição e divulgação de inverdades que criam desinformação e divulgação de conteúdo descontextualizado.
A decisão do magistrado prevê a suspensão imediata das inserções irregulares, como também o direito de Furlani veicular sua resposta no tempo de 2’12” para cada inserção veiculada na rádio e TV pela campanha de Marcelo.
Quanto às redes sociais, juiz determinou ao candidato do União Brasil a veiculação do direito de resposta de Furlani em seu Instagram e TikTok, com um minuto em cada perfil. A defesa de Marcelo Cabeleireiro tentou a reconsideração da decisão, mas teve o pedido negado.
“Seguimos com uma campanha de propostas e verdades, sem baixarias e fake news. A cada ataque e notícia falsa, apresentamos projetos que manterão Barra Mansa no caminho certo. Confio na Justiça e agradeço o apoio de cada cidadão que vai às ruas para caminhar com nossa campanha limpa, em direção ao desenvolvimento”, destacou Furlani. (Foto: Divulgação / Felipe Vieira)
Leia também:
Justiça manda suspender divulgação de pesquisa eleitoral em Barra Mansa