quinta-feira, 12 março 2026
Whatsapp | (24)99901-1961

Saúde

Barra do Piraí garante vaga na 20ª edição da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”

Centro de Especialidades Odontológicas conquistou 6o. lugar em evento estadual

06/05/2025 16:15:03

O Centro de Especialidades Odontológicas, da Secretaria de Saúde, conquistou o 6º lugar da apresentação oral na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS Fiocruz com seu projeto “A regulação e o matriciamento como ferramenta de reorganização da rede de saúde bucal do município de Barra do Piraí”, e garantiu seu lugar na 20ª edição da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”.

Barra do Piraí concorreu com outras 180 práticas no estado do Rio de Janeiro e, após a classificação, o centro de especialidades garantiu presença na Mostra Nacional que acontecerá em Belo Horizonte de 15 a 18 de junho.

“Neste evento nacional vamos apresentar a nossa prática que pode ser replicada por outros municípios e vamos concorrer com práticas do Brasil inteiro”, destacou a coordenadora Geral de Saúde Bucal de Barra do Piraí, Lívia Mafra, que, juntamente com Carina Lemos e Maurício Sassaki, elaborou a prática.

Lívia ainda aproveitou a oportunidade para explicar o projeto e evidenciar sua importância para a cidade.

“Este trabalho está sendo executado desde janeiro de 2025 como uma estratégia de reorganização da rede de saúde bucal, com o objetivo de construir melhores fluxos, garantir a execução dos protocolos e assim melhorar o acesso e a resolutividade dos serviços de saúde bucal, fortalecendo a atenção primária e melhorando a comunicação com os serviços especializados”, disse a coordenadora.

Lívia acrescentou que, no SUS, há “ferramentas que podem ser implementadas para isso e sem aumento de gastos financeiros, como o matriciamento e a regulação. Esta estratégia também garante a valorização dos profissionais da nossa rede que são capacitados e estão sendo os próprios promotores do matriciamento na cidade.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a estratégia foi implantada em duas especialidades: cirurgia e endodontia. Em janeiro, quando a prática se iniciou, a fila de espera para cirurgia era de 822 e, neste começo de maio, é de 160 pessoas. Seguindo essa mesma estratégia, a fila de espera para endodontia reduziu de 485 em janeiro para menos de 65 pacientes neste mês.

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, enalteceu o trabalho da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas, ressaltando o significado do projeto: “Essa premiação se deve ao conjunto de profissionais que, brilhantemente, implementaram esse projeto em Barra do Piraí e apresentaram no congresso para servir de exemplo para todas as cidades do Brasil. Quero parabenizar todos os dentistas e funcionários do Centro de Especialidade Odontológicas. Ações como essa reforçam nosso orgulho de ser barrense”. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:48 Cidades