Estado
Assassinos de Marielle Franco são condenados no RJ
Deleção premiada que levou a mandantes diminuirá tempo de prisão
31/10/2024 19:01:59Os assassinos da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista dela, Anderson Gomes, foram condenados pelo 4º Tribunal do Júri do Rio, nesta quinta-feira (31). O ex-policial militar Ronnie Lessa, autor dos disparos, foi sentenciado a 78 anos e nove meses de prisão, enquanto o também ex-PM Élcio Queiroz, que dirigiu o carro usado pelo assassino, foi sentenciado a 59 anos e oito meses.
Apesar das penas, os autores do bárbaro atentado que chocou o Brasil devem sair bem antes da cadeia devido ao acordo de delação premiada que levou aos mandantes do crime, praticado em 14 de março de 2018. No acordo está previsto que Ronnie ficará preso por no máximo 18 anos em regime fechado e mais dois em regime semiaberto. Seis anos da pena de Lessa já foram cumpridos.
Já Élcio ficará no máximo por 12 anos em regime fechado. Lessa deverá deixar a cadeia em 2037 e ficará livre em 2039, enquanto Élcio poderá sair em 2031.
Os pais, Marinete e Antônio, e a filha de Marielle, Luyara; as viúvas dela, Mônica Benício, e de Anderson, Ágatha Reis, se abraçaram e aplaudiram a sentença, muito emocionados. (Fotos: Reprodução)