Nacional
Após encontro com Temer, Bolsonaro divulga declaração para tentar amenizar crise
Presidente mandou buscar o ex em São Paulo
09/09/2021 17:18:10O presidente Jair Bolsonaro divulgou nesta quinta-feira (9) uma "Declaração à Nação", na qual diz que nunca teve "intenção de agredir quaisquer dos poderes". Segundo o texto, "as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de 'esticar a corda', a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia".
Bolsonaro se reuniu com o ex-presidente Michel Temer. Ele mandou um avião buscar Temer em São Paulo para o encontro. No feriado da Independência, em Brasília e em São Paulo, Bolsonaro atacou o Supremo Tribunal Federal, particularmente o ministro Alexandre de Moares. Também voltou a falar em voto impresso.
Segundo a imprensa que cobre o Palácio do Planalto, a carta foi sugerida por Temer como forma de apagar o incêndio político que as declarações provocaram, causando reações dos presidentes do STF, Luiz Fux, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.
No texto, o presidente credita a crise institucional a "discordâncias" em relação a decisões de Alexandre de Moraes e afirma que essas questões "devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal".
Durante o encontro, no Palácio do Planalto, Temer promoveu um contato telefônico entre Bolsonaro e Moraes, ministro da Justiça no governo do ex-presidente e indicado por ele para o Supremo Tribunal Federal.
Veja a íntegra do texto de Bolsonaro.
Declaração à Nação
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA
Jair Bolsonaro
Presidente da República Federativa do Brasil