quarta-feira, 29 maio 2024
Whatsapp | (24)99901-1961

Economia

APL do Vale do Café vai reunir rotas do queijo, da cachaça e do café

Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participou do evento

07/03/2024 19:57:58

Foi assinado na tarde desta quinta-feira (7) um acordo para a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Café, que vai reunir os três principais produtos da região: café, queijo e cachaça. O evento aconteceu no Hotel Vilarejo, em Conservatória, distrito de Valença, e contou com a presença do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Flavio Campo, além de outras autoridades e representantes da cadeia produtiva local.

Foram apresentadas novas propostas para o segmento, como a Indicação Geográfica prevista pelo Sebrae e o lançamento do decreto aprovado, que autoriza os produtores a comercializarem os queijos artesanais. Outro destaque da programação foi a apresentação dos produtos do APL do Vale do Café por meio do curso de Engenharia Química da UniVassouras. Também houve degustação de queijos premiados, cachaças e cafés especiais produzidos na região.

“A palavra de ordem do momento é integração. O governador Cláudio Castro prega isso a todo momento, entre os níveis de governo e, principalmente, dentro do nosso governo. E esse evento é a prova de um trabalho conjunto entre as secretarias de Turismo, de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, que vai beneficiar milhares de famílias e fomentar a economia e a geração de emprego e renda do Vale do Café. A união dessas três rotas consolida um grande produto, que é a APL do Vale do Café. Além disso, esses produtos ajudam a criar a identidade dos municípios e junto com o artesanato local reforçam a característica de cada cidade, que tanto atraem os visitantes e amantes da gastronomia regional”, disse Gustavo Tutuca.

Ainda no encontro, o assessor especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, apresentou o calendário de eventos previstos para a região do Vale do Café em 2024. Os dois primeiros serão o Festival de Gastronomia Delícias do Vale, em maio, e o Festival Vale do Café, em julho. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:57 Polícia