sexta-feira, 17 janeiro 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Saúde

VR será polo de prevenção à dengue na região

29/09/2011 16:45:37

A subsecretária estadual de Saúde, a farmacêutica Hellen Myamoto, anunciou nesta segunda-feira, em reunião com o prefeito Antônio Francisco Neto, que Volta Redonda foi escolhida como polo articulador de combate e prevenção à dengue na região Sul Fluminense. Hellen afirmou que o município foi considerado modelo nas ações de combate e prevenção á doença, tendo enfrentado uma situação de saúde pública grave – quando foi decretada epidemia - de forma eficiente.

“A cidade não precisou de hospitais de campanha, de reforço de Forças Armadas, tendo montado uma boa estrutura, utilizando a rede de saúde existente, mobilizou diversos setores com vontade e capacidade de fazer o enfrentamento que a situação requeria. Volta Redonda teve coragem para enfrentar a dengue”, afirmou. Em 2011 a Secretaria de Saúde de Volta Redonda notificou oito mil casos suspeitos de dengue, com 1,2 mil internações, e quatro óbitos causados por complicações da doença.

Para a subsecretária, a maturidade com que o poder público enfrentou a epidemia com rapidez e segurança nas decisões, colocando a doença sob controle, o credencia para articular as ações da Secretaria estadual de Saúde junto a outros municípios da região. Hellen, que estava acompanhada do assessor técnico da secretaria, o biólogo sanitarista Mário Sérgio Ribeiro, disse que a doença não tem limite geográfico e devido às dificuldades da região, Volta Redonda será essencial como articulador nas ações de combate à dengue.

O prefeito afirmou que a escolha da cidade mostra que o modelo escolhido para o combate e prevenção à dengue, que envolveu diversos setores da prefeitura, além dos hospitais particulares, e principalmente as unidades básicas de saúde, foi acertado. Neto destacou também o trabalho de prevenção feito na rede municipal de Educação, utilizando um modelo proposto em Cingapura, de dez minutos por semana para vistoria nas casas em busca de criadouros do Aedes aegypti. 

“As crianças são os nossos grandes aliados no combate ao mosquito da dengue. Eles educam os adultos no combate ao mosquito, e essa campanha feita junto com as secretarias municipal de Saúde e Educação mostrou bons resultados”, afirmou o prefeito, ressaltando ainda o trabalho do mutirão de limpeza nos bairros, feito pela Secretaria de Serviços Públicos - com serviços de capina, limpeza de terrenos e retirada de entulho – para o combate aos criadouros do mosquito. A secretária municipal de Saúde destacou que o trabalho nas escolas continua e foi estendido às associações de moradores.

O prefeito Neto sugeriu uma nova reunião com a participação dos prefeitos e de secretários de saúde da região, e teve o apoio da subsecretária estadual de Saúde. O segundo encontro foi marcado para o próximo dia 5, às 10 horas, em Volta Redonda. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:38 Cidades