segunda-feira, 17 março 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Cidades

Projeto apresenta I Musici de Montreal no Cine 9 de Abril

29/09/2011 16:45:08

O projeto Volta Redonda Cidade da Música apresenta amanhã, no Cine 9 de Abril, à partir das 20 horas, um concerto internacional, com a orquestra I Musici de Montreal (Canadá), com entrada franca ao público. No entanto, os interessados em assistir ao espetáculo devem chegar antes do horário marcado para o início da apresentação, já que não será permitida a entrada do público após o início do espetáculo, para não atrapalhar o andamento da apresentação.

A orquestra canadense foi fundada pelo regente e violoncelista Yuli Turovsky. É uma orquestra de câmara, com 15 componentes que tocam um vasto repertório, que vai da música barroca à contemporânea, com mais de 100 concertos por ano no exterior, sendo a orquestra que mais fez turnês pelo mundo.

Segundo informações do maestro Nicolau Martins de Oliveira, idealizador e responsável pelo Projeto Cidade da Música - desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) – a I Musici é elogiada pela crítica especializada principalmente pela precisão e virtuosismo dos músicos que integram a orquestra, e o alto nível do repertório, tornando o grupo destaque internacional. A I Musici de Montreal já esteve nas principais salas de concerto do mundo, como o Lincoln Center, em Nova Iorque; Palais de Beaux-Arts em Bruxelas, na Bélgica; Kioi Hall em Tóquio, Japão; Tonhalle em Zurique (Suíça); Sala Mozart em Zaragoza (Espanha); Victoria Hall em Genebra (Suíça), entre outras. Desde a sua criação em 1983, a I Musici de Montreal grava para o famoso selo Chandos. São 43 CDs, distribuídos em mais de 52 países.  

No programa da I Musici de Montreal que será apresentado no Cine 9 de Abril estão: D. Shostakovich (Prelude & Scherzo. Op.11), F.Schubert (A Morte e a Donzela), A. Dvorak (Serenata para cordas. Op.22), entre outras peças. O regente convidado para a turnê sul americana é Airat Ichmouratov, que teve composições tocadas no Canadá, EUA, Rússia, Israel e Europa. O maestro tem PhD em regência pela orquestra da Universidade de Montreal, sendo indicado em 2009 para a posição de Maestro Assistente Residente da Orquestra Sinfônica de Quebec. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:57 Estado