Saúde
Guarda Mirim de VR terá aula inaugural em agosto
29/09/2011 16:49:49O objetivo do projeto, de acordo com a Senasp, é a implementação das ações voltadas para a prevenção da violência e da criminalidade e, para isso, disponibilizou uma verba de R$ 106 mil, a ser gasta com uniformes, material didático, mochilas e transporte, para 51 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, com idade média de 12 anos.
Para cumprir a carga horária de 280 horas, as aulas serão ministradas até o mês de dezembro – às segundas, quartas e sábados -, em dois turnos, na sede da Guarda Municipal, na Ilha São João. A Secretaria de Educação foi a responsável pela seleção das crianças, que envolveu 17 escolas municipais de vários bairros, criteriosamente escolhidos.
Segundo o diretor da GM, major Luiz Henrique Barbosa, o período de aprendizado dos guardas mirins prevê também visitas a locais como o Horto Municipal, entidades beneficentes, Fazenda Santa Cecília do Ingá, bem como participação em campanhas, como as de Trânsito, Agasalho, Combate à Dengue e de projetos como o Cidadania é Aqui. “A idéia é que eles se transformem em agentes multiplicadores das atividades desenvolvidas, repassando tudo que aprenderam para a família, o bairro onde moram e a escola que freqüentam”, enfatiza.
A grade curricular prevê noções de planejamento familiar; primeiros socorros; ética; D
direitos humanos e cidadania; prevenção ao uso de entorpecentes; defesa do patrimônio; prevenção da violência doméstica; saúde pública; educação no trânsito; prevenção ao uso de drogas (lícitas) e oficina do esporte.
O projeto ainda prevê a participação ativa de integrantes da corporação no processo de aprendizagem desses estudantes. Trinta guardas municipais farão cursos de capacitação, também com carga horária de 280 horas/aula, seguindo uma grade curricular nacional, cujo conteúdo será aproveitado posteriormente nos projetos que envolvem a Patrulha Escolar.