Política
Candidatos de BM expõem projetos na Aciap
23/08/2012 21:57:17O que era para ser um debate acabou não passando de uma exposição de projetos entre os candidatos a prefeito de Barra Mansa, na noite desta quinta-feira, na Associação Comercial. Embora o regulamento previsse que, na segunda parte do encontro, Jonas Marins (PCdoB), Inês Pandeló (PT) e Zé Renato (PMDB) fizessem perguntas entre si, no intervalo os assessores dos candidatos decidiram, em comum acordo com a direção da Aciap, fazer apenas as considerações finais na segunda parte.
Conduzido pelo diretor Francisco Ronaldo Vieira, os candidatos responderam perguntas sobre saúde, educação, desenvolvimento econômico, meio ambiente e habitação, entre outras. Sobre desenvolvimento econômico, tema que interessa diretamente aos associados da instituição, Jonas Marins e Inês Panrdeló criticaram a ZEN (Zona Especial de Negócios) que a prefeitura de Barra Mansa está instalando às margens da Via Dutra, próximo ao limite com Volta Redonda. Além de considerarem que o espaço é pequeno para abrigar empresas, disseram ainda que o lugar não conta com a infraestrutura necessária e ainda não tem acesso permitido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Ainda sobre desenvolvimento econômico, Jonas e Inês prometeram fortalecer o comércio dos bairros mais afastados do Centro. A deputada, por sinal, disse que já pediu ao governador Sérgio Cabral para enviar à Assembleia Legislativa projeto reduzindo o ICMS cobrado em Barra Mansa para atrair novas empresas, a exemplo do que foi feito com outros municípios do estado.
No final, Jonas Marins apenas agradeceu os militantes de sua campanha e fez um afago nos adversários: "A campanha passa, mas a amizade fica. Respeito muito meus adversários", disse. Inês Pandeló aproveitou para dizer que está mais experiente, disse que tem articulação com os governos estadual e federal e ainda criticou "o estado de paralisia em que a cidade se encontra, embora quem está à frente da prefeitura diga que não". Num recado para Jonas, ela acrescentou.
- A chance não pode ser do candidato, mas da cidade - disse, depois de dizer que Barra Mansa não aproveitou a eleição e a reeleição de Lula e a eleição de Dilma Rousseff.
Por sua vez, Zé Renato disse que, em seu governo, deu prioridade a projetos "que estavam engavetados", como o pátio de manobras, o tratamento do esgoto e a construção do CTR (Centro de Tratamento de Resíduos). Ele também se disse mais preparado para um segundo mandato e que tem articulação política com os governos federal e estadual. "Prova disso são os recursos que recebemos", declarou.
Também em Barra Mansa, acontece daqui a pouco, na TV Bandeirantes, o debate dos candidatos a prefeito de Volta Redonda. Ao final do programa, uma síntese do debate será publicado pelo FOCO REGIONAL.
