domingo, 28 fevereiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

‘Wal do Açaí’ ganha cargo comissionado em Angra dos Reis

Ex-secretária parlamentar já foi apontada como 'funcionária-fantasma' de Jair Bolsonaro

21/01/2021 13:17:35

A ex-secretária parlamentar do presidente Jair Bolsonaro, Walderice Santos da Conceição, conhecida como "Wal do Açaí", vai ocupar cargo comissionado na prefeitura de Angra dos Reis. Segundo o que foi publicado no Boletim Oficial do município, na última terça-feira (19), a vendedora — que já foi apontada como funcionária fantasma do então deputado Bolsonaro —, será coordenadora de serviços públicos na Vila Histórica de Mambucaba.A prefeitura de Angra é comandada por Fernando Jordão, aliado do presidente.

No ano passado, Wal tentou se eleger vereadora em Angra dos Reis, mas não conseguiu. Para o cargo ao qual foi indicado, ela deverá trabalhar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O salário bruto de R$ 3.323,44.

Em nota, a prefeitura de Angra dos Reis explicou que Wal tem "capacidade para atender às demandas" porque "reside na Vila Histórica de Mambucaba há 52 anos e conhece profundamente todos os problemas da comunidade, assim como tem bom relacionamento com os mais diversos setores e é bem aceita pela população local".

O nome Wal do Açaí ganhou notoriedade nacional em 2018, quando ela figurava como secretária parlamentar de Bolsonaro. Em janeiro daquele ano, uma reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que ela continuava vendendo açaí numa praia de Angra durante o horário de expediente na Câmara. A demissão foi confirmada em agosto de 2018, quando Bolsonaro já era candidato à Presidência da República.

‘Wal do Açaí’ ganha cargo comissionado em Angra dos Reis

No site da Câmara dos Deputados, Wal aparecia como secretária parlamentar desde 2003. Na folha de pagamento de julho de 2018, a remuneração bruta da secretária parlamentar era de R$ 1.416, 33.

Com apoio de Jair Bolsonaro, Wal do Açaí concorreu a uma vaga de vereadora em Angra dos Reis nas eleições do ano passado pelo Republicanos. Ela usou na disputa o nome Wal Bolsonaro. Recebeu apenas 266 votos, ficando na 84ª posição — havia 14 cadeiras em jogo. (Foto: Arquivo pessoal)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:29 Polícia