terça-feira, 26 maio 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

VR: Idoso morre no interior de farmácia após deixar hospital

19/03/2020 19:28:32

Um idoso de 67 anos morreu no início da tarde desta quinta-feira, no interior do uma drogaria, na Avenida Antônio de Almeida, no Retiro, em Volta Redonda, logo depois de deixar o Hospital Munir Rafful, no mesmo bairro. A causa da morte ainda será esclarecida, mas a suspeita é que ele tenha sofrido um infarto.

Numa rede social, uma mulher contou que estava no hospital no momento em que o homem procurou atendimento. Segundo ela, ele teria relatado que estava sofrendo um ataque cardíaco e que precisava ser atendido com urgência.

Na avaliação de risco, o idoso recebeu a classificação "amarelo" (urgente), mas, nestes casos,  o protocolo do SUS (Sistema Único de Saúde) indica que o paciente pode esperar até uma hora para ser atendido por um médico. No sistema de triagem, a classificação "laranja" significa muito urgente (a espera nbão deve passar de 10 minutos) e a "vermelha" equivale a emergência, requerendo atendimento imediato.

O diretor médico do hospital, Paulo Baltazar, confirmou que o idoso – segundo ele, diabético e com histórico de hipertensão – ao passar pela triagem recebeu a classificação “amarelo”. Ainda conforme o diretor, no atendimento não consta que ele estivesse se queixando de dores no peito, o que mudaria a classificação para “vermelho”, priorizando o atendimento.

“A pressão dele foi aferida e apontou 16 por 8, o que, para uma pessoa hipertensa, embora ligeiramente aumentada, não é anormal. Ele não reclamou de dores”, assegurou Baltazar.

Ainda segundo o diretor, pacientes com a classificação amarela estariam sendo atendidos no hospital do Retiro (como a unidade é mais conhecida) em média em meia hora, o que, acrescentou, está dentro do preconizado também pela Organização Mundial de Saúde (OMS): “Ele foi chamado diversas vezes pelo médico, mas não apareceu. Ao sair do Acolhimento, ele deixou o hospital. Depois chegou a informação de que ele havia morrido na farmácia”.

Baltazar disse também não ter registro de que o idoso estivesse acompanhado ao chegar ao hospital. (Foto: Evandro Freitas)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:03 Saúde