quinta-feira, 19 setembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Volta Redonda recebe Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Etapa regional da competição terá 36 estudantes

31/08/2018 15:33:23

O Ginásio Esportivo da Ilha São João será palco neste sábado, às 8h, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018. De acordo com a organização, o evento tem como objetivo atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos Fundamental e Médio, bem como identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas. Representando a rede pública de Volta Redonda, 36 estudantes estarão participando pela primeira vez da competição.

Nesta etapa regional, eles participarão da modalidade prática. A Escola Municipal Rubens Machado enviará 12 alunos divididos em três equipes para a disputa da categoria que simula um ambiente real de desastre, onde o resgate das vítimas precisa ser realizado por robôs.

“A maioria é formada por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que participarão do nível 1 da competição. Essa etapa regional classifica as equipes para a etapa estadual, que neste ano será também em Volta Redonda, no fim deste mês”, comentou Patrícia Osório, que é coordenadora do Projeto de Robótica Educacional da Escola Rubens Machado.

De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, a Robótica Educacional contribui para a alfabetização científica dos alunos, bem como para o desenvolvimento do senso crítico. “O projeto acontece de forma interdisciplinar, associando os conhecimentos de ciências aos de outras áreas para a possibilidade de criação de robôs. Auxilia na resolução de situações problemas e também representa entretenimento”, explicou.

A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) terá 24 alunos do Colégio João XXIII na competição. De acordo com a diretora pedagógica da Fevre, Priscilla Carvalho Reis Meletti, seis equipes competirão também na modalidade prática, sendo três para o nível 1 (Ensino Fundamental) e outras três para o nível 2 (Ensino Médio). “A OBR vem enriquecer o aprendizado dos alunos, já que os conteúdos são multidisciplinares, inseridos na tecnologia de informática, abrangendo todos os campos do conhecimento”, comentou o presidente da Fevre, Waldyr Bedê. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:35 Polícia