sábado, 22 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda prevê menos recursos do FPM este ano

24/01/2020 17:29:02

Volta Redonda prevê receber este ano um volume menor de recursos do FPM – o Fundo de Participação dos Municípios. O primeiro repasse do governo federal para a cidade, este mês ficou em R$ 3,166 milhões, quase 10% (8,92%) a menos do que o recebido em janeiro do ano passado, quando o montante foi de R$ 3,476 milhões.

O FPM é composto de 22,5% do que o governo federal arrecada com o Imposto de Renda (IS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes de cada um.

A diminuição no total recebido este mês, segundo o governo municipal, pode indicar uma receita menor no fim do ano, gerando um impacto negativo no orçamento da cidade.

- A diminuição do repasse do FPM faz com que toda a nossa gestão repense formas de contingenciar os gastos e adequar o novo cenário a essa diminuição de verbas. O repasse vem diminuindo através dos ajustes fiscais que o governo federal vem realizando. Por isso, estamos sempre potencializando e incentivando o crescimento e desenvolvimento em Volta Redonda para que a cidade gere receita própria e não dependa tanto de recursos federais para manter seus serviços à população – afirmou o prefeito Samuca Silva nesta sexta-feira.

O secretário municipal de Fazenda, Fabiano Vieira, explica que a pasta está tratando com cautela esta queda no repasse, classificada por ele de significativa. “Isso nos deixou em alerta. Porém, estamos trabalhando deste o início deste ano, adotando medidas orçamentárias saneadoras, para não termos maiores problemas até o fim de 2020”.

Centro de Informações Turísticas é instalado

Volta Redonda prevê menos recursos do FPM este ano


A prefeitura de Volta Redonda inaugurou nesta sexta-feira o Centro de Informações Turísticas. O local – que funciona na Rua 25, na Vila Santa Cecília – é destinado à promoção e fomento do turismo na cidade e vai servir como uma referência para informações de lazer, gastronomia e hospedagens. Esse foi mais um investimento do programa Orgulho de Volta, que visa realizar uma entrega por dia até o final do ano.

“Queríamos aproveitar essa grandeza de Volta Redonda como um importante centro para atrair os turistas que estão na região. Temos muitos destinos movimentados ao redor e nossa cidade está no caminho para se tornar um polo turístico”, disse Samuca.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro, o centro “vai ser um marco para a cidade nesse segmento”.

- Recebemos muitos visitantes que ocupam nossos hotéis. Essas pessoas vem a negócios, compras, saúde e eventos. Somos uma cidade referência na região e este Centro é fundamental para acolher os visitantes – destacou o secretário.

O próximo investimento do programa será a assinatura da ordem de serviço da recomposição do asfalto em vários pontos da cidade. A cerimônia vai acontecer neste sábado, às 11 horas, na Avenida Jaraguá, no Retiro.

Serão atendidas, além da Jaraguá, as avenidas Beira-Rio, Paulista, dos Mineiros, Ceará e Goiás. (Fotos: Divulgação)

Volta Redonda prevê menos recursos do FPM este ano

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:23 Lazer