quarta-feira, 23 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda inicia recuperação florestal no entorno da Ilha

Área de 15 mil metros quadrados receberá mil mudas nativas

05/08/2020 15:49:26

A Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda iniciou nesta quarta-feira (5) a recomposição florestal do entorno da Ilha São João. Será feita a recuperação de uma área com aproximadamente 15 mil metros quadrados, com o plantio de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação vai beneficiar o leito do Rio Paraíba do Sul, além da fauna e da flora da região.

A recuperação iniciou com a raspagem do solo, removendo todos os vestígios e sementes para que seja feita a introdução de espécies nativas como ipê amarelo, chichá, jequitibá, sapucaia, araribá rosa, tipuana, cebolão e pau formiga, entre outros. O plantio seguirá um distanciamento adequado e as espécies terão níveis de crescimento diferentes.

“Vamos substituir as espécies exóticas e invasoras por espécies da região, que já estão em nossa programação de plantio. Isso vai ajudar a não assorear o rio e será um atrativo para fauna, para uma flora nova que crescerá de forma natural”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Jadiel Teixeira.

Além da recuperação florestal, a secretaria também vai criar uma área de compostagem com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados. “Os resíduos das árvores retiradas vão passar pelo triturador e o material será transformado em um composto que tem matéria orgânica. Ele será usado no plantio das flores, de outras mudas, na arborização urbana de outros pontos da cidade. É uma maneira de não desperdiçar nenhuma parte da planta”, explicou o secretário, acrescentando que todo o plantio tem previsão para ser concluído em 30 dias.

O Programa de Arborização Urbana e Paisagismo de Volta Redonda já realizou o plantio de mais de 20 mil mudas em diversos pontos da cidade. A meta é plantar 30 mil mudas. A verba destinada ao plantio é originada de multas de compensação ambiental. Através do programa, o município de Volta Redonda tem recebido árvores nativas da Mata Atlântica, todas da região e indicadas para arborização urbana, seguindo padrões de plantio para a cidade. No total, serão aproximadamente 400 km de vias arborizadas. (Foto: Evandro Freitas)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:54 Cidades