quarta-feira, 23 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda e Barra Mansa avaliam prejuízos da chuva

Rodrigo Drable decreta estado de calamidade

08/04/2019 07:42:51

Volta Redonda e Barra Mansa amanheceram nesta segunda-feira ainda avaliando os prejuízos causados pelo temporal que atingiu as duas cidades na noite de domingo. A ligação entre as duas cidades foi interrompida na Via Sérgio Braga, onde um barranco deslizou e invadiu a pista. Até o momento desta publicação, não havia estimativa de quando a passagem será reaberta. O temor dos prefeitos Samuca Silva e Rodrigo Drable, respectivamente, é de que volte a chover forte nesta segunda-feira.

Em Volta Redonda, as equipes da prefeitura foram para as ruas ainda durante a noite, assim que a chuva cessou. Os trabalhos continuaram pela madrugada e prosseguem agora de manhã.

Dados da Defesa Civil indicam que, no bairro Retiro e proximidades, choveu o acumulado de 140mm no domingo em pouco mais de uma hora. Para piorar, segundo a prefeitura, a obra de um conjunto imobiliário que está sendo construído na Rua Manoel Garani, contribuiu para o alagamento que ocorreu na Avenida Antônio de Almeida. As atividades no Ginásio Amaro Inácio, no Retiro, estão suspensas nesta segunda-feira.

- Choveu um acumulado muito grande em pouco tempo. Há anos não registramos chuvas com tamanha intensidade – destacou o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende.

Várias vias foram interditadas. No bairro Retiro houve acúmulo de água em algumas ruas, assim como no Jardim Ponte Alta, Minerlandia, Siderlândia, Belmonte, Jardim Europa e Vila Santa Cecília.

Volta Redonda e Barra Mansa avaliam prejuízos da chuva

A Secretaria de Infraestrutura desobstruiu ainda durante a noite a Avenida Paulista, no bairro Retiro, a Avenida Beira Rio (Almirante Adalberto de Barros Nunes) e o acesso ao bairro Açude I.

Por volta das 4h30min da madrugada, o Rio Brandão transbordou, alagando casas na Vila Santa Cecília. No momento do alagamento não chovia na cidade, indicando que choveu forte nas cabeceiras do Brandão.

O diretor-presidente do Saae, José Geraldo, o Zeca, explicou que, por falta de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte, o abastecimento de água pode ficar prejudicado. Por volta das 6h30min desta segunda-feira, a ETA funcionava com 75% de sua capacidade.

Na manhã desta segunda-feira, houve o rompimento de uma tubulação que passa paralela ao Córrego Secades, na Rua 209, no Conforto. A tubulação é a mesma que havia se rompido com a chuva da última sexta-feira e o reparo havia sido concluído no domingo. Uma equipe do Saae já estava no novamente local no momento desta publicação.

Volta Redonda e Barra Mansa avaliam prejuízos da chuva

A prefeitura de Volta Redonda está avaliando também a situação de escolas municipais. No Retiro, a Escola Municipal Pará foi invadida pelas águas que, quando baixaram, deixaram um lamaçal.

BARRA MANSA – Na cidade o prefeito Rodrigo Drable decretou estado de calamidade pública. “Era necessário fazer, até para termos ajuda de outros órgãos do estado”, disse.

Segundo ele foram 37 bairros foram afetados, sendo que em 22 foram registrados alagamentos. Foram registradas pelo menos 20 quedas de barreiras. Uma pessoa ficou ferida em um deslizamento, mas a prefeitura ainda não confirmou onde ocorreu e qual o estado da vítima. Drable informou que ao menos 60 casas foram atingidas ao menos parcialmente por deslizamentos.

Ainda de acordo com o prefeito, a Região Leste da cidade foi a mais afetada.  O Saae e a Secretaria de Manutenção Urbana estão nas ruas para desobstruir vias. Cerca de 200 servidores, incluindo Guarda Municipal e Assistência Social estão mobilizados.

- O volume de chuva em 20 minutos chegou a 70mm. Em uma hora, foram 120mm – disse o prefeito Rodrigo Drable.

(Fotos: Redes sociais)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:47 Nacional