sexta-feira, 25 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda discute ações para pessoas com deficiência

23/10/2018 07:32:42

A prefeitura de Volta Redonda está criando três grupos para discutir medidas capazes de beneficiar pessoas portadoras de deficiência. O assunto foi discutido numa reunião realizada na segunda-feira, no Palácio 17 de Julho, abordando questões como o mercado de trabalho, escolaridade e lei de cotas, entre outros assuntos.

O encontro teve a participação de representantes de várias secretarias municipais, como Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Ação Comunitária, Na Hora, Guarda Municipal, Transporte e Mobilidade Urbana, IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) e entidades como CDL (Clube dos Diretores Lojistas), Coopenia (Cooperados de Pessoas com Necessidades Especiais e Amigos). Segundo explicou o secretário de Desenvolvimento, Joselito Magalhães, um dos objetivos do trabalho é promover a integração de ações.

“Hoje há uma demanda no mercado de trabalho para pessoa com deficiência, que não são atendidas. A reunião serviu para buscar propostas de aproximação destas pessoas com o mercado de trabalho. Nós temos a missão de conscientizar e sensibilizar para a importância desta inclusão”, enfatizou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, garantiu total apoio à iniciativa e às propostas que serão aprovadas nos próximos encontros: “Todas as boas ideias são bem-vindas, pois estamos falando de pessoas que merecem o nosso respeito e que possuem uma grande capacidade para estar no mercado”.

A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Física (CER III), a fisioterapeuta Polyana Mazielli, se disse otimista com a evolução da discussão. “Teremos, com certeza, muitas propostas a apresentar”, afirmou.

- As leis que garantem o deficiente no mercado de trabalho existem. Este trabalho vai traduzir em ações do poder público, do governo municipal com o apoio do Legislativo e entidades para tornar a lei realidade no município. Isto é motivo de alegria para as pessoas deficientes, por uma condição de vida melhor”, acrescentou o vereador pastor Washington Uchôa, que preside a comissão da Câmara que trata do assunto.

Três cadeirantes participaram do encontro: André Luiz Caramez, Thiago Lopes (funcionário da Secretaria Municipal de Transporte que atua no Transporte Cidadão) e Evani Fernandez da Coopenia. A melhoria de rampas e do transporte coletivo para atender a este público e a ampliação de sinais sonoros nos pontos de travessia de pedestres já são algumas das reivindicações debatidas no encontro.

A próxima reunião acontece na terça-feira da semana que vem, às 16 horas, no auditório do Palácio 17 de Julho. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

06:25 Cidades