Saúde
Volta Redonda desativa Hospital do Idoso
01/12/2020 17:08:52A um mês do final do mandato do prefeito Samuca Silva, a prefeitura de Volta Redonda está desmobilizando o Hospital do Idoso, na Vila Santa Cecília. O hospital foi criado na atual gestão e inaugurado em 27 de dezembro de 2017 no imóvel onde funcionava o Hospital São Camilo.
Uma fonte do Palácio 17 de Julho negou que a desmontagem do hospital esteja ocorrendo por falta de pagamento do aluguel. Segundo ela, a estrutura está sendo transferida para o Centro Municipal de Saúde (antigo Hospital Santa Margarida), no bairro Niterói, por medida de economia.
Desde a desmobilização do Hospital de Campanha, erguido no Estádio Raulino de Oliveira para atender pacientes com o novo coronavírus, o Hospital do Idoso havia se tornando referência para internação de pacientes de Covid-19. Nos últimos dias, no entanto, novos pacientes não foram recebidos para que a transferência dos equipamentos (são 43 leitos) pudesse ser iniciada. O CDR (Centro de Doenças Respiratórias) foi transferido para o bairro Volta Grande, onde fica uma das unidades de saúde de referência para atender casos suspeitos de Covid-19.
FECHAMENTO – Mesmo sem ainda ter a garantia de que assumirá a prefeitura em 1º de janeiro, o vencedor da eleição de prefeito em Volta Redonda, Antônio Francisco Neto – que ainda busca conseguir o registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já havia anunciado a pretensão de fechar o Hospital do Idoso.
Em agosto deste ano, a prefeitura divulgou que, até então, o hospital – que não funcionava de portas abertas, ou seja, com atendimentos de emergência – havia realizado 10.913 consultas ambulatoriais e 1.221 cirurgias (681 oftalmológicas, 335 de urologia e 205 vasculares).
OUTRAS INFORMAÇÕES – Após a divulgação desta reportagem, a prefeitura informou que, com a medida, o número de leitos do Centro Municipal de Saúde, o antigo Santa Margarida, passará de 32 para 40. O Hospital do Idoso, segundo o governo, vai ocupar o quarto andar do edifício, que abriga a sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, ambulatórios para consultas com especialistas e ainda vai receber o Centro de Imagens.
De acordo com o diretor Administrativo do Hospital do Idoso, Aparício Bezerra Júnior, a mudança para o novo endereço deve estar concluída até esta quarta-feira (2). “A próxima etapa será a instalação dos equipamentos para que a estrutura possa receber os pacientes com mais de 60 anos com mesma segurança e conforto”, disse. (Fotos: Divulgação)
Atualizada às 18h22min