domingo, 20 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

Volta Redonda da Música recebe maestro Ernani Aguiar

Ele se apresenta com Orquestra de Cordas nesta 5ª e 6ª feira

25/06/2019 16:14:06

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda recebe o maestro, compositor e musicólogo Ernani Aguiar para um ensaio aberto e um concerto, que acontecem nesta quinta e na sexta-feira, ambos no Teatro Gacemss. Ernani Aguiar dedica-se especialmente ao repertório brasileiro e contemporâneo internacional.

O programa terá três peças de compositores europeus nunca executadas no Brasil: Michele Maschitti, Ernest G. Klussmann e Kocsar Miklós, além de um trio para trompetes e cordas do compositor pernambucano Duda e uma sinfonia  para cordas de Mendelssohn, que também foi executada em primeira audição no Brasil pelo maestro Ernani Aguiar.

 Na quinta-feira, às 15h30min, durante o ensaio aberto, o público assistirá como funciona uma orquestra através de um bate-papo informal com o maestro. Na sexta, às 19h30min, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, com 50 integrantes, se apresenta sob a regência da maestrina Sarah Higino. As duas apresentações terão entrada franca, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Gacemss.

 “É uma honra receber como regente convidado deste concerto o Maestro Ernani Aguiar. Músico com vasta experiência além da regência, na musicologia com estudos importantes voltados para a música brasileira colonial, e com composições executadas em todo o mundo”, disse Sarah. 

Ernani foi coordenador dos projetos Orquestras e Espiral da Funarte entre 1982 e 1985 e professor de regência do Instituto Villa-Lobos da UniRio. Em 1990 recebeu o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Como pesquisador, tem sua atenção voltada para a música brasileira do período colonial. Dentre suas gravações como regente destacam-se as da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia com o Coral Porto Alegre e a ópera Colombo, de Carlos Gomes, à frente de solistas, corais e Orquestra Sinfônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que recebeu o prêmio de "Melhor CD de Música Erudita" da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1998 e o "Prêmio Sharp" em 1999.

Como compositor tem obtido expressivo sucesso tanto no Brasil como no exterior, com sucessivas apresentações, gravações, edições e transmissões radiofônicas e televisivas de suas obras.

É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:21 Política