quarta-feira, 12 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda comemora 64 anos

Festa tem manifestações artísticas nesta segunda e terça

16/07/2018 09:41:04

Os 64 anos de Volta Redonda vão ficar marcados para os próximos 20 anos. Durante a cerimônia de aniversário da cidade, nesta terça-feira, uma cápsula do tempo será lacrada para ser reaberta em 2038. O compartimento que vai armazenar a cápsula foi construído na frente do Palácio 17 de Julho, sede do executivo municipal. Entre as informações guardadas para gerações futuras estarão mensagens de alunos de escolas municipais; os jornais do dia 17de julho; um pendrive com fotos que retratam Volta Redonda hoje, o filme que anuncia as atrações da festa de 64 anos e uma flâmula do município.

Outra atração da cerimônia oficial em comemoração ao aniversário, que começa às 8h30min na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no Aterrado, será a confecção de obras de arte, ao vivo. Artistas da região vão pintar quatro telas em homenagem a Volta Redonda, que serão apresentadas ao público ao final da cerimônia.

Ainda terá destaque o poema “A cidade que você deseja para daqui vinte anos”, vencedor do concurso realizado neste ano em comemoração aos 50 anos da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que será lido pela autora durante a festa e terá uma cópia armazenada na cápsula do tempo.

A cerimônia também terá um momento para homenagens. Oito pessoas foram escolhidas para representar o esporte, a cultura e o comércio, além de estudante e professor do município.

A festa de aniversário de Volta Redonda nesta segunda-feira. Na programação estão diversas manifestações artísticas que vão ocupar a Praça Rotary, embaixo do Memorial Getúlio Vargas; o Memorial Zumbi; o Cine 9 de Abril; e a Praça Brasil, na Vila Santa Cecília; além da Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no Aterrado. Todos estes locais serão palco de apresentações de teatro, dança, música e artes plásticas.

As atrações desta segunda começam às 14 horas na Praça Rotary, no Memorial Getúlio Vargas, com o Encontro Nacional das Associações de Teatro de Bonecos do Brasil, que continuará durante toda a terça-feira. Também está na programação uma exposição fotográfica e concerto da Orquestra Filarmônica de Volta Redonda.

Na terça-feira, as comemorações começam às 8h30min na Praça Sávio Gama, no Aterrado. Haverá concerto da Banda Municipal e o Coro da Fundação Beatriz Gama, além do tradicional “Parabéns pra você” e bolo gigante de aniversário.

A festa continua na Vila Santa Cecília com apresentações de diversos estilos musicais; presença do caminhão da Brinquedolândia; e Exposição de Carros Antigos. A programação completa está no PortalVR.com.

Obras do Saae também serão entregues

O Saae entregará na tarde da terça-feira,  ainda em comemoração aos 64 anos da cidade, duas obras. A primeira, às 14 horas, será a estação elevatória de esgoto João Batista Teixeira de Abreu, na rotatória da Rua 207; e a ampliação e reforma da estação elevatória de água potável Hélio Nunes de Moraes, que será entregue às 15 horas, no bairro Açude.

A elevatória da Rua 207 vai receber diariamente os despejos de esgoto dos bairros Conforto, São Lucas, São Cristóvão, Minerlândia, Morada da Granja e Eucaliptal, que serão encaminhados para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Engenheiro Gil Portugal.

A obra, realizada com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), da Secretaria de Estado do Ambiente, amplia o tratamento de esgoto da cidade e possibilita o recebimento de recursos financeiros do Prodes (Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas), gerenciado pela Agência Nacional de Águas.

De acordo com o diretor Executivo do Saae, José Geraldo Santos, o Zeca, Volta Redonda poderá receber cerca de R$ 5,5 milhões para serem utilizados em futuras obras de saneamento. “A ampliação do serviço de saneamento básico significa melhoria da qualidade de vida do cidadão e também preservação do meio ambiente. E é com esse objetivo que o Saae trabalha diariamente”, afirmou Zeca.

O bairro Açude vai receber a elevatória de água potável ampliada e reformada. A obra vai gerar melhoria no abastecimento de água do bairro, beneficiando cerca de 15 mil moradores. O investimento foi da ordem de R$ 1 milhão de recursos próprios do Saae. Também está prevista para o bairro a construção de mais um reservatório com capacidade de 1,5 milhão de litros.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:47 Nacional