domingo, 17 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Volta Redonda abre exposição do 29º Salão Internacional de Humor

01/12/2017 15:31:32

Está aberta em Volta Redonda a exposição dos trabalhos selecionados na 29ª edição do Salão Internacional de Humor, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. Os trabalhos ficarão expostos até 30 de dezembro. As inscrições para o concurso tiveram início no dia 13 de outubro e foram até o dia 8 de novembro, e, pela primeira vez, envolveu a participação de desenhistas do mundo inteiro nas categorias cartum, caricatura, charge e quadrinhos.

O tatuador Leonardo Fontes Ferreira, de 43 anos, fez uma caricatura do líder norte-coreano Kim Jong Un e faturou o Prêmio “Melhor de Volta Redonda”, recebendo R$ 2 mil. Além disso, Leonardo conta que fez uma charge do líder-norte coreano cortando o cabelo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “É o assunto que está em alta no momento. Passei mais de três dias sem dormir fazendo os desenhos. Em 2016, levei o mesmo prêmio, mas com o tema Olimpíadas. Estou muito feliz”, comemorou.

A seleção dos trabalhos para o evento, organizado pela Secretaria de Cultura de Volta Redonda, em parceria com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), aconteceu no dia 22 de novembro, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, e contou com a participação de sete jurados, entre eles, o desenhista Henrique Tavares. “É legal ter contato com os trabalhos de desenhistas de todo o planeta. Nós, jurados, nos divertimos muito em analisar estes trabalhos. Apesar de cansativo, vale a pena e é impossível não absorver aprendizado”, ressaltou.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, foram mais de 1,2 mil trabalhos analisados. “Todos os trabalhos ficaram maravilhosos. É um concurso que estimula a criatividade das pessoas, refletindo o momento do Brasil, onde o mundo inteiro participa. Que tenhamos forças para caminhar e continuar elevando a cultura de nossa cidade”, disse. 

Na edição deste ano, o prêmio de melhor caricatura ficou com o desenhista Paulo Sérgio Jidelt, morador de Santa Catarina. Thiago Lucas Jaboatão, morador de Pernambuco, ficou com a melhor charge. Já o melhor cartum ficou com Raul Zuleta, morador da Colômbia. Por fim, Ridha Bonn, da Alemanha, levou o prêmio na categoria quadrinhos. Neste ano, a modalidade especial foi Operação Lava Jato e o vencedor foi Paulo Sérgio Jidelt, o mesmo premiado com melhor caricatura. (Fotos: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:14 Nacional