quinta-feira, 06 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Vídeo mostra vereador pedindo ‘injeção” a Samuca para barrar pedidos de impeachment

10/03/2020 10:31:19

A TV Globo divulgou nesta terça-feira as imagens do encontro do vereador Paulinho do Rio-X (MDB) com Samuca Silva, na manhã do último sábado, quando o parlamentar foi preso em flagrante pela Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por supostamente cobrar propina do prefeito de Volta Redonda para barrar outros dois requerimentos de impeachment na Câmara Municipal. O parlamentar foi solto na manhã da segunda-feira por habeas corpus concedido por um desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Na gravação, feita por Samuca por orientação do MPRJ e da polícia, Paulinho diz que teria influência para evitar novos requerimentos de impeachment na Câmara Municipal e também para conter outros vereadores de oposição.

"Eu consigo movimentar, assim... Pra eles virem com menos, com menos sede. Eu acho que é um desgaste. Não vai passar. O resto é com a sua base", diz o vereador na gravação.

No mesmo vídeo, Paulinho – que está afastado da Câmara por decisão do mesmo magistrado que autorizou sua soltura – usa o termo “injeção” para se referir ao que o MPRJ diz que seria a propina exigida do chefe do Executivo:

"A minha injeção não é grande. A minha injeção é pequena. Eu não viso muitas paradas, não. O que você acha que é bom para você? Tranquilo pra você? Posso te dar só uma moral para você botar o que acha?".

Em seguida, aparece o vereador fazendo anotações numa folha de papel, escrevendo o que seria o valor exigido: "Me arruma isso aqui. Eu destruo geral. Segunda-feira, o carro de som não vai estar na prefeitura. Não vai ter tribuna sobre esse assunto. Vai ter tribuna, mas não sobre esse assunto".

O áudio mostra o prefeito afirmando que a outra parte do dinheiro exigido estava no carro (o encontro foi numa sala no 9º andar do Pontual Shopping) e pergunta se Paulinho iria com ele buscar ou preferia que ele voltasse com a quantia.

- Tá ali no carro. Quarenta mais os vinte e cinco mil. Quarenta uma vez mais vinte e cinco mensal. Ok? O que você quer fazer? Quer que eu traga aqui? Tá na mochila e os outros dois estão ali – afirma Samuca.

- Eu prefiro que você traga – responde o vereador.

Neste momento, os agentes da Polícia Civil e do Ministério Público invadem a sala. “Não tenta! Não tenta! De costas! Tá preso! Tá preso!”, dizem os agentes. "Não botei a mão em nada!", desespera-se Paulinho.

Na mesma reportagem, a delegada Ana Paula Faria, que coordenou a ação, confirma o que contou ao FOCO REGIONAL no último domingo sobre o vereador ter resistido à prisão e ameaçado os policiais. “No momento em que houve o anúncio da prisão captura em flagrante, ele ficou bastante agressivo, transtornado. Chegou a reagir, tentou pegar a arma de um dos policiais e foi preciso contê-lo. Ele também ameaçou policiais e sobretudo o procurador do município, que estava 'in loco', tinha chegado no local, no sentido de que ele iria atrás para prejudicar, por assim dizer, as pessoas que estavam participando da prisão dele em flagrante", afirmou Ana Paula, da Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (Ciaf).

À TV Globo, o subprocurador-geral de Assuntos Criminais do MPRJ declarou: "Importante deixar claro que isso tudo foi iniciativa do vereador. O vereador procurou o prefeito, o vereador agendou depois com ele a data da entrega... O que o Ministério Público e a Polícia Civil fizeram foi apoiar o prefeito a fazer a prisão".

Na sala onde ocorreu o encontro, os policiais encontraram papéis picados que seriam as anotações de Paulinho do Raio-X com o valor da propina.

Além de corrupção passiva, resistência e ameaça, Paulinho foi indiciado por adulteração de sinal de veículo, porque, segundo a polícia, o carro que ele usava estava com a placa adulterada. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:30 Política