domingo, 08 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Secretaria devolve animais à natureza

Jandaias, furão e tamanduá foram soltos em parque

12/07/2019 18:10:59

Uma equipe da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda devolveu à natureza dezenoves jandaias, um furão e um tamanduá que foram resgatados nas mais diversas situações. A devolução ao habitat natural aconteceu nesta sexta-feira no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá.

Todos os animais passaram por um período de readaptação no Zoológico Municipal, onde os veterinários verificaram a saúde e as condições de voltar para a natureza. De acordo com o biólogo do Zoo-VR, Almir Folly, que participou da devolução dos animais com sua equipe e um guarda florestal municipal, o Parque do Ingá foi escolhido para a ação por ser uma área preservada, de ocorrência natural das espécies e apresenta todas as condições para o animal levar a vida normal.

- A Guarda Florestal recolhe animais machucados e apreendidos em operações, além das demandas de outros municípios que trazem os animais para o zoológico. Desenvolvemos esse trabalho de reabilitação rotineiramente, monitorando e cuidamos bem para que eles voltem à natureza com as condições necessárias de adaptação e sobrevivência – disse o coordenador do zoológico, Jadiel Teixeira.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, explicou que o cidadão, ao avistar um animal em ambiente que não é o seu habitat deve acionar os bombeiros ou a secretaria.

- A soltura desses animais representa parte de um trabalho significativo que o zoológico de Volta Redonda realiza todos os anos no tratamento, recepção, cuidado e soltura de animais silvestres. Já foram mais de 400 nos últimos dez meses e essa parte significativa é devolução deles para a natureza – enfatizou Maurício, acrescentando que em qualquer situação basta ligar para o bombeiro ou para a Secretaria de Meio Ambiente (3350-7123) que irá recolher esses animais. (Fotos: Gabriel Borges)

1/2

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:59 Cidades