quarta-feira, 21 agosto 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Secretaria apura caso envolvendo idosa em Volta Redonda

12/07/2019 10:10:42

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda anunciou que está apurando, através do Cepai (Centro de Pré-Atendimento ao Idoso), o caso da suposta agressão a uma idosa ocorrida no início da tarde da quinta-feira, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A cena foi gravada por uma câmera de segurança.

As imagens mostram que, acompanhada de duas mulheres – que seriam a filha e a sobrinha – deixa um carro estacionado na Rua 31-A. Ela atravessa a rua com dificuldades, se amparando num andador e numa das mulheres, até que é puxada para andar mais rápido, cai e a mesma mulher bate duas vezes com algo (parecem chinelos) em suas costas. A outra assiste passivamente, até que ajuda a levantar a idosa.

Revoltado, um casal desceu do carro, discutindo com as duas mulheres e com as pessoas que estavam numa casa onde atende um podólogo, para onde a idosa foi levada. O homem, muito irritado, questiona as duas mulheres. Em outro vídeo recebido pelo FOCO REGIONAL, ele discute com elas, acusando-as de agressão.

A Polícia Militar chegou a ser chamada, mas o caso não foi registrado na delegacia. O homem publicou o vídeo em sua rede social.

Segundo a secretária Dayse Penna, já foi levantado que a idosa e suas parentes não moram em Volta Redonda, mas em outra cidade da região e as informações levantadas serão transmitidas ao Creas (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade onde elas residem.

- Mas vamos verificar se, pelo fato de ter ocorrido em Volta Redonda, podemos notificar o Ministério Público – disse Dayse.

- É lamentável ver uma família em estado de violência. Quando assisto a vídeos como este, logo penso: Por que estamos, como sociedade, tão adoecidos? A violência doméstica é um ciclo que precisa ser imediatamente rompido, não podemos tolerar. Precisamos denunciar e responsabilizar – acrescentou.

Ela lembra que, em seu artigo 99, o Estatuto do Idoso menciona as implicações legais aos que praticarem violência contra a pessoa idosa: "Expor a integridade física ou psíquica do idoso a perigo resulta em pena de reclusão de dois meses a um ano e multa, com benefício da suspensão condicional. Se a violência relacionar-se a lesão corporal de natureza grave, então a pena será de reclusão de um a quatro anos, mas se resultar em morte, a reclusão será de quatro a doze anos sendo que, nesse caso, não há benefício da suspensão condicional do processo".

O FOCO REGIONAL não conseguiu contato com a mulher que seria a filha da idosa. O jornal está à disposição dela para se manifestar, caso deseje.

Sobre o Cepai – O Centro de Pré-Atendimento a Idoso é um serviço municipal cujo objetivo é acolher e orientar a população idosa. O serviço foi criado em 2012.

Atualmente o serviço é vinculado ao Departamento de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos.

- Devido à atuação e empenho da secretaria, no ano de 2018 conseguimos aumentar o número de atendimento em aproximadamente 950%: em 2017 foram 33 atendimentos e, no ano passado, após assumirmos a coordenação do serviço, foram 349 – informou Dayse.

No primeiro semestre deste ano 2019 foram realizados 189 atendimentos: 11 em janeiro, 55 em fevereiro, 28 em março, 36 em abril, 34 em maio e 25 em junho.

De acordo com a secretária, as violências mais denunciadas foram violência psicológica, abandono, violência patrimonial e violência física e os maiores encaminhamentos realizados foram para o Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Ministério Público e delegacia de polícia.

- É importante ressaltar que o Cepai é um serviço de pré-atendimento e que não realiza somente o recebimento de denúncias de violência – lembra Dayse.

O telefone de contato do Cepai é (24) 3339-9275, mas as pessoas podem ligar também para os telefones da secretaria: 3339-9215, 3339-9519 e 3339-9520. (Foto: Reprodução de vídeo)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:23 Polícia