sexta-feira, 06 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Samuca vê como ‘natural’ candidatura de Furtado

18/07/2019 08:38:26

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva afirmou nesta quinta-feira que considera “natural” que o deputado federal Antônio Furtado (PSL) concorra ao Palácio 17 de Julho na eleição do ano que vem. Ele fez a afirmação ao Programa Dário de Paula, da Rádio Sul Fluminense, ao comentar a notícia divulgada pelo portal UOL de que o PSL quer o deputado – eleito em 2018 com 104.211 votos – como seu candidato na cidade no pleito de 2020.

Ao responder sobre o assunto, no entanto, o prefeito – que vai buscar a reeleição – deu uma alfinetada no provável concorrente. “Sempre soube disso [da provável candidatura]. Ele é do partido do presidente [da República], mas para se credenciar tem que trabalhar por Volta Redonda. Até agora, emendas [para a cidade] zero”, criticou Samuca.

Mais jovem prefeito da história do município, ele disse considerar que ainda é cedo para tratar de eleição. E disse que governa sem pensar no assunto.

- Estou prefeito e não trabalho pensando em reeleição. Obviamente a legislação me permite ser candidato. Na hora certa, se a população considerar que a mudança [em 2016] valeu à pena, achar que mereço mais quatro anos, eu venho – afirmou, depois de lembrar que existem também as questões partidárias.

Filiado ao PSDB, do qual se tornou secretário-geral no estado do Rio, Samuca tem como trunfo eleitoral para o ano que vem o apoio, entre outros, do governador de São Paulo, João Doria, nova liderança tucana que sonha com o Palácio do Planalto.

Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo UOL, o PSL pretende lançar ao menos dez candidatos da sigla para prefeituras fluminenses no próximo ano. A eleição municipal é considerada uma “prova de fogo" para que o partido avaliar sua popularidade, que, após a eleição de Bolsonaro, mostra sinais de desgaste, segundo pesquisas de opinião. As eleições municipais também são um passo importante para as eleições presidenciais de 2022, que Bolsonaro já sinalizou que pode concorrer.

Além dos já anunciados deputado estadual Rodrigo Amorim, que será candidato à prefeitura do Rio; a deputada estadual Alana Passos, que vai concorrer em Queimados, e o deputado estadual Dr. Serginho, que tentará o cargo em Cabo Frio, o PSL deve anunciar o deputado estadual Gil Vianna como pré-candidato em Campos dos Goytacazes e o deputado estadual Marcelo do Seu Dino em Duque de Caxias.

Ainda segundo o UOL, o deputado estadual Filippe Poubel já fala como pré-candidato em Maricá e o delegado Felício Laterça deve ser candidato em Macaé, enquanto Professor Joziel deve se lançar em São João de Meriti. O deputado federal Carlos Jordy, eleito vereador em 2016, confirma que deve concorrer à prefeitura de Niterói.

RESPOSTA - Após a publicação desta matéria, Furtado divulgou, através de sua assessoria, nota em que considera prematuro falar em candidatura. “Ainda tenho tempo para refletir sobre as propostas para 2020, e agora não é o momento”, afirmou.

Veja a íntegra

“É natural que as lideranças do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro e do qual faço parte, estejam analisando possibilidades políticas e sondando seus deputados sobre o interesse em possíveis candidaturas para as eleições municipais do ano que vem. Entretanto, ainda vejo como pré-maturo o momento para se falar em uma possível pré-candidatura minha a prefeitura de Volta Redonda.

Estou focado no meu mandato como Deputado Federal e em como posso ajudar o Brasil a voltar a crescer. Nosso povo tem pressa para ver a retomada da economia e a segurança pública funcionando de fato, essa são ações que considero imediatas para pensar. Ainda tenho tempo para refletir sobre as propostas para 2020, e agora não é o momento. Tenho muito ainda para fazer na Câmara do Deputados, muitas votações importantes como o pacote anticrime e a reforma tributária estão à frente de qualquer disputa política.

Esse é o nosso compromisso assumido, trabalhar por um país melhor, pelos meus eleitores e com o povo”.  (Foto: Arquivo – 08/10/2018)

Atualizada às 10h22min

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:57 Cidades