Cidades
Samuca apresenta projeto para melhorar mobilidade na Vila Santa Cecília
03/12/2019 18:48:44O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva reuniu nesta terça-feira especialistas em soluções e gestão de estacionamentos para apresentar o projeto de uma estação intermodal de transportes sobre a BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), na Vila Santa Cecília. Desenvolvido por engenheiros e urbanistas do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), o projeto prevê a criação de, no mínimo, 500 vagas de estacionamento.
Os especialistas que participaram do encontro representam uma empresa responsável pela gestão de diversos estacionamentos em cidades populosas vários países. A ideia é que a proposta em Volta Redonda seja executada por meio de parceria público-privada.
- Estamos falando de inovação, de um projeto sustentável, que interliga modais de transporte como bicicletas e ônibus. O prédio-estacionamento vai solucionar um problema antigo da Vila, que é a falta de vagas para estacionamento – explicou o prefeito.
O prédio projetado seria levemente inclinado, para que as rampas não sejam muito íngremes. Além disso, o projeto inclui a estação intermodal na parte de baixo, onde a população irá poder embarcar em ônibus e estacionar motos ou bicicletas. A estação ficaria próxima ao ponto de parada da linha de ônibus do Tarifa Comercial Zero.
- Com este projeto, a população vai poder deixar o carro num edifício sustentável, moderno e confortável, e circular pelos centros comerciais – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro.
De acordo com o diretor da empresa, Roque Perachi, o projeto está bem evoluído. “É mais que um estacionamento. Terá um mix de vagas de estacionamento rotativo e também será um suporte de mobilidade urbana através de ônibus. O projeto conversa com a mobilidade da cidade como um todo. É uma ideia grandiosa do prefeito”, analisou.
Samuca afirmou que está colhendo opiniões e realizando pesquisas para finalizar a proposta e avançar na parte burocrática de autorizações para dar início à execução do plano.
Encontro com superintendente do Inea
Também nesta terça-feira, Samuca recebeu em seu gabinete o novo superintendente Regional Médio Paraíba do Sul do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o engenheiro ambiental Edson de Medeiros de Oliveira. Os temas tratados foram reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul, redução do pátio de escória da CSN na Brasilândia e licenciamento sustentável. A reunião contou também contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, e do assessor especial Rafael Capobiango.
Segundo o superintendente, que tomou posse na última semana, o trabalho será pautado em melhorar a eficiência do órgão. “Vamos programar uma agenda para desenvolver o trabalho. A nossa meta é melhorar ainda mais o processo de licenciamento, fiscalização e o atendimento à população pensando no desenvolvimento sustentável da nossa região. Eu estou à disposição para o que o município precisar”, assegurou Edson.
Na reunião, o prefeito Samuca Silva lembrou que o governo municipal conseguiu reverter para a cidade as multas ambientais aplicadas às empresas poluidoras, recursos que são utilizados em investimentos nas políticas públicas ambientais.
Edson Medeiros acrescentou que toda equipe será orientada na forma como conduzirá o trabalho. “O empresário que nos procurar não poderá sair com mais dúvidas, tem que ter a solução mais clara possível. A minha finalidade será melhorar o licenciamento ambiental, melhorar a fiscalização e buscar o atendimento à população de forma sustentável”, reforçou o superintendente. (Fotos: Divulgação)