sexta-feira, 19 abril 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Risco em barragem da Vale leva a evacuação em MG

Medida foi tomada próximo à divisa com RJ

16/03/2019 11:51:23

O risco de rompimento de uma barragem da Vale levou a mais uma evacuação em Minas Gerais, na manhã deste sábado. Desta vez, 29 moradores da zona rural do povoado de Conceição de Monte Alegre, distrito de Santa Bárbara de Monte Verde, deixaram suas casas. O motivo é o risco de rompimento da barragem da usina hidrelétrica Mello, que pertence à Vale e fica na cidade de Rio Preto, próximo à divisa de Minas com o Rio de Janeiro.

Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar informaram que a ação acontece por motivo de precaução, já que a barragem se encontra em nível elevado de risco.

Por meio de nota, a Vale informou que acionou o nível 2 do plano de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, em Rio Preto. O acionamento se deve à elevação do nível de água no reservatório da hidrelétrica, causado pelas chuvas intensas na região.

Ainda conforme nota, desde novembro do ano passado, a barragem passa por obras visando o aumento da segurança e foi estabelecido um gatilho para o acionamento do plano de realocação de pessoas para fora da Zona de Autossalvamento (ZAS) relacionado ao nível de água do reservatório.

O local está sendo monitorando. A barragem e o nível de água encontram-se estáveis. Ainda não há previsão de retirada de alerta.

Na última terça-feira, o Ministério Público de Minas Gerais, da comarca de Congonhas, expediu uma recomendação para que a CSN) providencie moradias provisórias  para habitantes de aproximadamente 600 casas do município que estão ameaçada pela barragem Casa de Pedra. Ao todo, cerca de 2,5 mil moradores devem ser retirados das moradias.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:14 Polícia