domingo, 22 setembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Resende vai centralizar serviço de saúde mental

Nova sede já está sendo preparada

29/08/2019 15:04:12

A Secretaria de Saúde de Resende anunciou que a cidade vai dispor de um ambulatório especializado em saúde mental. A nova sede do serviço, que ficará centralizado no local, contará com profissionais de psicologia, psiquiatria e assistência social. O ambulatório será instalado na Avenida Riachuelo, no bairro Vila Julieta.

De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, atualmente o serviço opera de forma descentralizada, divido em salas espalhadas por três policlínicas, o que dificulta o acesso dos pacientes, o encontro das equipes para discutir sobre os atendimentos e atuação de forma alinhada. A centralização, disse ele, é um dos grandes benefícios da nova sede, que pretende obter um aproveitamento maior no tratamento dos pacientes.

O local escolhido para a nova sede comportava, anteriormente, o Cemaf (Centro Municipal de Atendimento Fonoaudiólogo), que foi transferido para um lugar maior, na Rua Coronel Rocha Santos, bairro Jardim Brasília. Para garantir a estrutura adequada e o conforto para os pacientes, todo o mobiliário da sede será adquirido pela prefeitura.

Com a centralização dos atendimentos, será possível, por exemplo, aplicar uma roda de terapia comunitária, com acompanhamento de vários profissionais. Outro importante serviço que será implementado é uma oficina de geração de renda, na qual os pacientes psiquiátricos aprendem a produzir artesanato para exercer uma atividade econômica.

Para a Superintendente de Saúde Mental, Jéssica Pavone, o local será um ganho sem precedentes para este segmento da saúde no município.

- O grande objetivo do ambulatório é proporcionar mais acolhimento e rapidez no atendimento, diminuindo o tempo de espera dos pacientes. Muitas pessoas não possuem plano de saúde ou condições de arcar com o serviço privado e a gestão pública entra com esse suporte fundamental na vida de muita gente. É importante destacar que há um aumento considerável na demanda dos sofrimentos psíquicos na sociedade, mais um fator preponderante para reforçar a importância do novo ambulatório – explicou.

Ainda segundo a superintendente, a expectativa é de que o novo ambulatório seja inaugurado ainda este ano e se torne um dos primeiros deste tipo mantido pelo poder públicos neste segmento a operar em toda a região. (Foto: Gleisiane Carvalho)

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:57 Cidades