segunda-feira, 23 setembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Resende promove semana de valorização da pessoa com deficiência

14/08/2019 13:33:09

A prefeitura de Resende realizará, entre os dias 21 e 30 deste mês, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. As atividades são desenvolvidas com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPC) e das secretarias de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde. A principal iniciativa da programação será o II Seminário de Educação Especial e Inclusiva de Resende (Seeir), que será promovido nos dias 29 e 30, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no Campo de Aviação.

Para participar do seminário, os interessados devem se inscrever até o dia 20 (terça-feira) por meio do endereço eletrônico seeir.educar@gmail.com, informando nome completo e número do CPF. A Secretaria de Educação oferece 120 vagas para o evento, que é gratuito e terá o tema “Políticas, práticas pedagógicas especializadas e acessibilidade ao currículo escolar”.

No dia 29, às 13h30min, o seminário terá a abertura cultural. Às 14h, haverá palestra temática sobre “Políticas Públicas e a Educação Especial Inclusiva”. A partir de 16h, serão desenvolvidas oficinas relacionadas às práticas pedagógicas especializadas. Às 18h, terá outra abertura cultural. Já às 18h30min, será iniciada a palestra sobre “Acessibilidade ao Currículo e o Papel Mediador”.

No dia 30, a abertura cultural será às 8h30. Às 9h, será ministrada palestra com o tema “Políticas Públicas e Adaptações Curriculares”. Às 10h30min, haverá um momento para relatos de experiências. Às 13h30min, nova abertura cultural. Às 14h, começará a explanação sobre “Acessibilidade ao Currículo e o Olhar sobre as Potencialidades”.

A gerente de Projetos de Inclusão do Cemae (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), Caroline Vieira, explicou que atualmente são atendidos em torno de 628 alunos com deficiências, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas unidades especializadas e nas escolas regulares, com auxílio de salas de recursos, da rede municipal de ensino. Ela reforçou sobre a importância da promoção da valorização das pessoas com deficiências, destacando que o cronograma do evento visa ao desenvolvimento de políticas públicas e à identificação do potencial das habilidades individuais.

A gerente Caroline Vieira acrescentou que o Seeir contará com a participação de profissionais renomados do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ines (Instituto Nacional de Educação dos Surdos) e o ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação), dentre outros. (Foto: Carina Rocha)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:58 Cidades