domingo, 20 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Resende faz campanha de combate à hanseníase

05/08/2019 15:40:43

Durante todo o mês de agosto, Resende vai promover uma campanha com a finalidade de orientar e avaliar pessoas com manchas no corpo. As ações foram programadas em função do Dia Estadual de Combate à Hanseníase, celebrado em 5 de agosto. Todos os postos de saúde da cidade estarão envolvidos e qualquer pessoa pode participar, mas o alerta vale principalmente para aquelas que já tiveram algum caso da doença na família.

Haverá salas de espera com palestras de enfermeiros e agentes de saúde que estão sendo capacitados desde junho para atender melhor a população nesta campanha. Com o apoio dos profissionais dos Postos de Saúde, os exames serão feitos para detectar a doença precocemente.

- Nos meses de junho e julho foram realizadas capacitações sobre hanseníase pelo SAI (Serviço de Atenção Integral em Pneumologia e Dermatologia Sanitária), em parceria  com o Neps (Núcleo de Educação Permanente em Saúde). Inicialmente, foram capacitados enfermeiros e agentes comunitários de saúde - explicou a coordenadora do SAI, Aliny dos Passos Reis.

Ela afirmou que nos próximos meses serão capacitados técnicos de enfermagem, dentistas, médicos e fisioterapeutas. De acordo com a coordenadora, o objetivo é preparar os profissionais para identificar pessoas com suspeita de ter a doença e direcionar para o atendimento adequado dentro da rede municipal de saúde. 

"Essas capacitações têm como finalidade enriquecer os conhecimentos dos profissionais e permitir que desenvolvam capacidades em suspeitar e encaminhar  para tratamento as pessoas com Hanseníase . É de extrema importância que a Hanseníase seja identificada e tratada precocemente, pois o diagnóstico tardio pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares".

O Brasil é atualmente o segundo país no mundo em incidência de Hanseníase, superado apenas pela Índia. O país registra mais de 30 mil novos casos da doença todos os anos, 12,9 casos a cada 100 mil habitantes. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:39 Saúde