segunda-feira, 21 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Quatis publica decreto para período de chuvas

Medida estabelece ações para áreas urbana e rural

27/11/2019 12:02:07

Uma das cidades da região que mais enfrentam problemas no período de chuvas fortes, sobretudo na área rural, Quatis publicou decreto estabelecendo normas para a Operação Verão – esquema de prontidão até abril do ano que vem, visando atuar nos casos de possíveis transtornos.

As secretarias municipais e outras repartições do primeiro escalão da prefeitura vão atuar de forma integrada, na prevenção de prováveis ocorrências provenientes das chuvas fortes ou outros desastres naturais e no enfrentamento das situações de emergência. As ações serão coordenadas pela Defesa Civil.

- No período de vigência do decreto, as ações de prevenção vão ser intensificadas de acordo com previsões do serviço de meteorologia, no sentido de diminuir os riscos dos transtornos provocados por temporais e outros desastres, entre eles, alagamentos, transbordamentos de mananciais, deslizamentos, quedas de barreiras e ventanias. Em outro frente, precisamos estar preparados para socorrer as situações de emergência decorrentes dos temporais, muito comuns nesta época do ano – disse o prefeito Bruno de Souza.

Dependendo da previsão meteorológica, a prefeitura poderá decretar estado de observação, atenção, alerta máximo, situação de emergência e estado de calamidade, levando em conta os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil. Entre outras medidas, a situação de emergência ou o estado de calamidade agiliza a tramitação de procedimentos administrativos voltados à contratação de serviços destinados a atender os casos de urgência, tornando mais rápido com isso o socorro às vítimas de possíveis enchentes.  

Bruno lembra que, ao longo do ano, a prefeitura realiza de forma permanente a operação de limpeza nos bairros da área urbana e nas comunidades rurais para prevenir a ocorrência de problemas causados pelas chuvas. A operação limpeza consiste nos serviços de desobstrução da rede de águas pluviais (bueiros), retirada de lixo e entulho das vias públicas e trabalhos de capina, entre outras ações.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:50 Saúde