domingo, 11 abril 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Prova de vida ao INSS volta a ser obrigatória em maio

Procedimento poderá ser feito por celular

23/02/2021 11:38:17

O governo federal anunciou nesta terça-feira (dia 23) que a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser feita de forma digital por 5,3 milhões de beneficiários. O procedimento foi suspenso nos bancos no início da pandemia e seria retomado em março, mas a suspensão foi prorrogada por mais 60 dias. Com isso a obrigatoriedade voltará em maio.

Aqueles que estiverem aptos a fazer a prova de vida com biometria facial — na qual o segurado usa o celular para tirar uma selfie — serão informados pelo INSS por meio de SMS e pelo portal ou aplicativo “Meu INSS”. Quem não for chamado para este teste não precisa se preocupar. O pagamento do benefício estará assegurado até maio, quando o recadastramento será retomado nas instituições financeiras.

Segundo o INSS, quem preferir pode continuar realizando o procedimento presencial nas agências bancárias. A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

O projeto-piloto da prova de vida digital foi feito inicialmente com 500 mil aposentados e pensionistas. A partir desta terça-feira, já está disponível para 5,3 milhões, que são os beneficiários que não realizaram a prova de vida em 2020 ou estavam com bloqueio anterior à pandemia. O INSS tem, ao todo, 36 milhões de beneficiários. A ideia é ampliar o procedimento digital para mais pessoas nos próximos meses. A reportagem é do jornal Extra.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:30 Esporte