quarta-feira, 16 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Projeto ambiental forma mais 70 adolescentes em Resende

Programa é parceria entre prefeitura e Agevap

04/09/2018 13:47:54

A Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) realiza nesta quarta-feira a formatura de mais duas turmas de alunos da Fundação Confiar que participaram da segunda edição do projeto “Plantar Florestas para Colher Água”. O programa é desenvolvido pela Amar entre março e agosto e, este ano, teve sua segunda edição. Durante a cerimônia, que será realizada às 9 horas, na Fundação Confiar, na Morada da Colina, 70 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, incluindo alunos da Sociedade Pestallozzi, receberão certificados.

A formação dos adolescentes, todos integrantes do projeto Oficina de Florestas, desenvolvido pelo Confiar no Horto Municipal, foi realizada pelo Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear) e teve a duração de seis meses. As atividades, segundo os coordenadores do projeto, a bióloga Rosângela Vieira e o coordenador de Comunicação Ambiental da Amar, Cláudio Cotia Barreto, utilizaram práticas metodológicas interativas que incluem aulas expositivas, visitas a campo, dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e diagnóstico rápido participativo (DRP), entre outras técnicas.

De acordo com o presidente da associação, Wilson Moura, o principal objetivo da formação é “promover a inicialização profissional cidadã, com foco na construção de uma sociedade sustentável, permitindo o desenvolvimento socioafetivo e ambiental dos integrantes do Confiar”. Além disso, o projeto também utiliza a Oficina de Florestas como produtor e fornecedor de mudas utilizadas para recuperar e revitalizar corpos hídricos situados em áreas degradadas, matas ciliares e de floresta, tendo a educação ambiental como instrumento de gestão de todo o processo.

Ainda segundo os coordenadores, nesta segunda edição, o projeto ficou mais abrangente e incluiu cerca de 450 alunos de 12 escolas municipais, além de professores e orientadores, que foram contemplados com atividades como visitas orientadas ao Horto Municipal e à área de confluência dos rios Alambari e Paraíba do Sul, além de uma aula especial na sala multimídia e de terem recebido espécies de mudas arbóreas e ornamentais para serem plantadas nas escolas.

O projeto é fruto de um convênio firmado em maio de 2017 entre a prefeitura e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap). Foto: Divulgação

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:22 Polícia