domingo, 25 outubro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Professor de Barra Mansa vence o concurso de Ciências

Lucas Peres ganhou título da Fesbe 2020

14/09/2020 14:55:53

A rede pública de educação de Barra Mansa tem um de seus professores entre os vencedores do Prêmio Fesbe 2020 (Federação das Sociedades de Biologia Experimental). Lucas Peres Guimarães, do Colégio Municipal Maurício Amaral, situado no bairro Vila Coringa, ganhou o título de Professor de Ciências do ano 2020, um dos mais importantes do país.

“Fiquei imensamente feliz e grato com essa premiação. É uma conquista que coloca nossa cidade em evidência, e em especial a comunidade da Vila Coringa. Agradeço a Secretaria de Educação, a direção da escola e aos alunos envolvidos que acreditaram na proposta”, afirmou Peres, integrante da rede municipal de ensino desde 2015.

De acordo com o educador a proposta do concurso é aproximar o conhecimento acadêmico das salas de aula, reduzindo as lacunas de aprendizagem entre as duas instituições, assim como a valorização dos professores e das boas práticas desenvolvidas pela Educação Básica.

Desenvolvido entre os anos de 2017 e 2018 e envolvendo cerca de 50 alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto teve como foco a contribuição dos cientistas para quem vive o dia a dia das salas de aula. “Ainda hoje, os cientistas são considerados pela comunidade escolar como super gênios, alguém distante e que não está relacionado com os demais segmentos da educação. Isso acaba provocando um afastamento entre alunos e cientistas. Por isto, apostamos na estratégia de aproximação para promover o ensino das ciências, em todas as fases do ensino, de maneira humana e coletiva”, explicou Lucas Peres.

O Congresso da Fesbe ocorreu de forma virtual em função da pandemia da Covid-19, entre os dias 8 e 12 deste mês. O resultado que consagrou o professor de Barra Mansa como vencedor entre os três finalistas do concurso ocorreu no sábado (12). No evento, vídeos dos alunos do projeto foram divulgados para todos os participantes. Eles dividiram o momento com uma doutora em Ciências do Canadá. 

O professor vencedor receberá uma premiação no valor de R$ 1,5 mil. Parte do valor ele disse que destinará para a direção da escola confeccionar uma placa que será afixada no Colégio Maurício Amaral como homenagem aos alunos e a toda a comunidade. “Será uma forma de lembrar que todos são capazes, basta apenas acreditar”. (Foto: Reprodução)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:17 Saúde