domingo, 12 julho 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Prefeitura de VR projeta para agosto volta à rotina do comércio

03/06/2020 17:46:57

A prefeitura de Volta Redonda fechou acordo nesta quarta-feira com o Ministério Público estadual (MPRJ) que projeta para 1º de agosto o retorno das atividades comerciais ao seu horário habitual. A informação foi dada pelo prefeito Samuca Silva em live numa rede social, em que confirmou que, a partir do próximo dia 10 – quarta-feira da próxima semana – o comércio poderá abrir duas horas mais cedo do que atualmente, a partir de 12 horas, sem horário determinado para o fechamento. “Não vamos limitar o horário de fechamento”, disse o prefeito, acrescentando que a homologação do novo acordo deve ocorrer imediatamente pela Justiça.

Outro ponto acordado na reunião é que, a partir da homologação, o período em que os casos suspeitos não poderão ultrapassar 5% passa de dois para três dias. “É uma métrica melhor para monitoramento”, destacou Samuca, lembrando que este era o período previsto na proposta inicial da prefeitura, apresentado no início do mês passado. “Não interfere na nossa capacidade de atendimento”, frisou, acrescentando que isso não inclui a ocupação de leitos de UTI e do Hospital de Campanha montado no Estádio Raulino de Oliveira.

FEIRA-LIVRE – Também ficou definido na reunião que fechou o acordo que bares e restaurantes poderão funcionar em qualquer horário, e não mais de 10 às 19 horas, como atualmente, desde que mantido os 30%. O prefeito ressalvou, no entanto, que continuarão sendo proibidas aglomerações e colocação de mesas nas calçadas.

Samuca exaltou, sobretudo, a decisão relacionada à feira-livre. Pelo que ficou definido, as barracas de gêneros alimentícios foram incluídas entre os serviços essenciais. Assim, não terão de suspender as atividades nem mesmo se as notificações ultrapassarem os 5% por três dias consecutivos.

Outro ponto destacado por ele é que, também a partir do próximo dia 10, os demais setores que atuam na feira, como calçados e roupas, também poderão retornar, mas com regras de distanciamento e separados das barracas de alimentos.

“As pessoas não poderão experimentar roupas nas barracas. O churrasquinho não poderá ser consumido no local”, adiantou Samuca, explicando que os demais setores vão funcionar separados dos gêneros alimentícios, mas poderão atender no mesmo bairro, de acordo com os dias da semana habituais.

IGREJAS – Samuca informou ainda que, na discussão com o Ministério Público, os promotores foram contrários à reabertura de igrejas, clubes e academias a partir do próximo dia 10. A solução encontrada, segundo ele, foi vincular a flexibilização destes segmentos às ecisões do governo do estado.

“Poderíamos entrar na Justiça [para reabrir], mas haveria o risco de o juiz negar”, justificou ele  para a solução encontrada.

O prefeito também atualizou os dados de Covid-19 em Volta Redonda. O número de casos suspeitos (notificações) passou dos 5% - ficando em 5,07%. Os casos confirmados subiram pouquíssimo em relação ao balanço anterior, passando de 908 para 910, com 873 pacientes considerados curados. Os óbitos permanecem em 36.

Já a ocupação de leitos de UTI na rede pública está em 11%, enquanto do Hospital de Campanha ficou em 7%.

Na live, o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, aproveitou para informar que o centro de triagem que funcionava no Retiro, com apoio do Hinja e Hospital da Unimed, será desativado, sendo transferido para o bairro Jardim Tiradentes, perto do ginásio de skate. O centro de triagem faz testes de Covid-19 em pessoas que apresentam sintomas da doença, a partir de avaliação do pessoal da área de saúde no local.

Alfredo também adiantou que, na próxima semana, a prefeitura fará mais uma etapa de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1), no sistema drive thru, desta vez destinada a profissionais de Educação e pessoas com idade entre 55 e 59 anos. (Foto: CDL / Divulgação)

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:28 Esporte