quarta-feira, 12 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Especiais

Poucas & Boas: Samuca já escolheu novo secretário

23/02/2018 16:24:09

FERNANDO PEDROSA

Sem alarde, como é de seu estilo, o prefeito Samuca Silva vem fazendo, neste início de 2018, as mudanças em seu governo, que havia anunciado no ano passado, em entrevista exclusiva à coluna. Na tarde desta sexta-feira, ao receber da Justiça as chaves do Hospital Santa Margarida, o prefeito conversou com os jornalistas e, indagado pelo FOCO REGIONAL sobre os “ajustes”, como ele se referiu anteriormente, revelou que quem deverá ocupar a Secretaria de Planejamento é Francisco Carvalheira Neto, que virá de Brasília.

Carvalheira, segundo Samuca, é funcionário de carreira do Ministério do Planejamento. A coluna apurou que ele também foi secretário parlamentar do senador Lindbergh Farias.

Na entrevista, Samuca revelou que Francisco já aceitou o convite, mas ainda não está marcada a data da posse.

A titularidade da Secretaria de Planejamento está vaga desde a saída do professor Júlio Andrade, na véspera do Carnaval.

Também saiu

Outra mudança vai ocorrer na área de planejamento do governo. Maria Ilma de Andrade (foto) deixou a presidência do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). O nome de seu substituto não está definido. Por enquanto, quem está respondendo pelo órgão é o secretário de Estratégia Governamental, Fabiano Oliveira.

Poucas & Boas: Samuca já escolheu novo secretário

Namoro

Um dos nomes cotados para fazer parte do governo é, de novo, o de Márcio Lins, que Samuca tentou levar para sua equipe no ano passado, depois que ele deixou a diretoria de Operações da CSN, em Volta Redonda. Entretanto, naquele momento, Lins declinou do convite.

Os dois conversaram mais uma vez recentemente, precisamente em dezembro.

- Ele é um amigo, um cara sensacional. Fiz o convite, mas ainda temos uma conversa pendente – admitiu o prefeito. “Se ele quiser atuar no governo será muito bem vindo”, frisou.

Efetivada

Na mesma entrevista, Samuca confirmou que Aline Ribeiro foi efetivada como secretária de Cultura. É mais um exemplo, conforme aconteceu com José Geraldo Santos, o Zeca, no Saae, de interino que agradou e se tornou efetivo.

Outra mudança efetivada este ano foi na Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), cuja presidência passou ao professor Waldir Bedê.

Outras

Samuca garantiu também que, embora menos visíveis, vem sendo feitas mudanças também em cargos de segundo e terceiro escalão.

Meta

Indagado também pela coluna sobre o que deseja para o governo em 2018, Samuca afirmou que as prioridades serão a consolidação do setor de saúde e a geração de empregos. Lembra que há três empresas – dos setores de logística, embalagens e distribuição de combustíveis – interessadas em se fixar em Volta Redonda.

Na próxima sexta-feira, 2 de março, ele vai anunciar a instalação de uma empresa pública na cidade, cujo nome é mantido em sigilo.

Samuca lembra ainda que está previsto para 17 de julho, aniversário da cidade, a inauguração do shopping que está sendo construído no bairro São Geraldo, com a expectativa de abertura do centro comercial em outubro, gerando cerca de 3,5 mil empregos na cidade. “Queremos que 2018 seja o ano do emprego em Volta Redonda”, resumiu, citando ainda que a CSN tem o compromisso de intermediar a vinda de cinco novas empresas para Volta Redonda, firmado no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) ambiental com o governo do estado.

Na quinta-feira, ele conversou a respeito com o governador do estado, Luiz Fernando Pezão. Ressalva, contudo, que, neste caso, depende mais da CSN e do governo do estado para que o compromisso se concretize.

FERNANDO PEDROSA é editor do FOCO REGIONAL

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:09 Esporte