segunda-feira, 10 agosto 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Nacional

Perfis com fotos de ‘homem-pateta’ colocam crianças em risco

Alerta foi emitido pela Polícia Civil de Santa Catarina

25/06/2020 17:35:34

Jonathan Galindo é o responsável por um perfil nas redes sociais responsável por promover desafios de automutilação entre crianças. Nos vídeos, Jonathan aparece caracterizado como uma figura que se assemelha ao personagem animado Pateta. O ícone infantil da Disney é utilizado, no entanto, para fazer ameaças e induzir as crianças ao suicídio.

Criado há três anos, no México, o perfil chegou recentemente ao Brasil. A Polícia Civil de Santa Catarina foi a primeira instituição brasileira a alertar sobre o perigo.

O perfil foi recriado por vários suspeitos que agem de forma semelhante. As contas costumam ter poucas postagens. O intuito inicial dos criminosos é conseguir a confiança das crianças para, em seguida, enviar mensagens privadas com textos, vídeos e áudios com ameaças e intimidações. Além disso, há relatos de que são ensinadas técnicas de suicídio. Trata-se do desafio de 50 dias de automutilação, que chega a induzir o suicídio entre crianças e adolescentes. 

As autoridades alertam os pais sobre a importância de ficarem atentos ao comportamento das crianças, já que, em geral, os suspeitos pedem para elas apagarem as mensagens e não deixam rastro. A polícia já apurou que o primeiro perfil foi criado na Europa, em 2017, com posts em espanhol. Ainda não há casos confirmados no Brasil, mas algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.

Diante dos riscos, a Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina orientam pais e responsáveis a monitorar o conteúdo que tem sido acessado pelas crianças e observar eventuais mudanças de comportamento. “Esses perfis têm poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. Feito isso, é só esperar o retorno deles”, afirma Ivan de Souza Castilhos, agente da Polícia Civil catarinense.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:00 Polícia