quarta-feira, 22 novembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Lazer

OSBM apresenta concerto com a violinista Maressa Portilho

Apresentação traz obras de Borodin e Beethoven

13/11/2017 12:24:55

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, dando continuidade à temporada 2017 “OSBM Pelo Mundo”, se apresenta nesta terça-feira, às 20 horas, na Matriz de São Sebastião. O concerto, com a regência do maestro Vantoil de Souza, terá a participação especial da violinista Maressa Portilho. Para a noite, as obras escolhidas foram “Sinfonia nº2”, de Alexander Borodin, e “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior”, de Beethoven.

Neste concerto, a OSBM trará uma obra de Alexander Borodin, músico russo de inspiração requintada, mas químico de profissão, o que explica o reduzido catálogo de sua obra musical. A “Sinfonia No 2”, escrita entre 1869 e 1877, após uma primeira apresentação sem sucesso, foi reorquestrada por seu autor e apresentada na Alemanha por Franz Liszt, em 1880, levando o nome de Borodin ao restante da Europa.

A segunda obra a ser apresentada pela OSBM, de Beethoven, foi executada apenas duas vezes com o compositor ainda vivo. Ela ganhou maior notoriedade anos depois, quando, após ser redescoberta por Felix Mendelssohn, em 1844, passou a ser uma das peças mais executadas do repertório de violino.

Segundo maestro Vantoil de Souza, diretor artístico da OSBM, o público pode esperar um concerto com muita emoção. “São obras muito bonitas, em que a orquestra poderá, mais uma vez, demonstrar todo o seu potencial. Estamos vindo de uma excelente apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no domingo, e certamente este também será um belo espetáculo”, ressaltou.

Alexandre Martins, presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, também acredita que o público vai se emocionar com a apresentação. “Sei que, mais uma vez, a orquestra fará o público se emocionar. A cada concerto, a cada novo repertório, é uma emoção diferente. Por isso, convido a todos para prestigiarem”.

A apresentação terá a participação especial da violinista Maressa Portilho, que iniciou sua trajetória musical no Projeto Música nas Escolas. Maressa foi violinista do Quarteto da Guanabara e aluna na Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Venceu o concurso de Jovens Solistas, realizado pela Orquestra Sinfônica da UFRJ. Atualmente, faz parte da Academia da Osesp (Orquestra Sinfônmica do Estado de São Paulo), tendo como professora Emmanuele Baldini.

Ela ainda participou recentemente do Festival Diotima Academy, na França, com o Quarteto da Academia, e do Projeto Side by Side, com a New World Symphony, em Miami (EUA), sob a batuta do maestro Michael Tilson Thomas, sendo a única violinista brasileira aprovada.(Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:08 Cidades