domingo, 17 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Órgãos ambientais mandam CSN paralisar atividades em VR

02/12/2017 18:35:10

A CSN tem até o próximo dia 10  para paralisar suas atividades e apresentar um cronograma de encerramento de suas operações em Volta Redonda. A notificação à companhia foi feita na última sexta-feira por órgãos ambientais do estado do Rio, segundo informou neste sábado a Globonwes. A notificação em conjunto foi feita pela Secretaria de Estado do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca). O prazo dado coincide com a atual autorização de funcionamento da Usina Presidente Vargas, que termina no próximo dia 10.

Segundo a notificação, a CSN não cumpriu todas as exigências assumidas num TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em abril do ano passado, que previa uma série de ações para reduzir a emissão de poluentes em Volta Redonda. Os órgãos ambientais alertam a empresa que, a partir do dia 10 deste mês, a usina não terá nenhuma documentação vigente que autorize a sua operação.

Em fevereiro do ano passado, a CSN foi multada em R$ 13 milhões pelo não cumprimento das ações previstas no TAC. 

CSN emite nota

Após a publicação desta matéria, a CSN emitiu nota a respeito da notificação. Diz a empresa:

"A CSN recebeu a notificação dos órgãos ambientais estaduais com profunda surpresa e estranheza, uma vez que a Companhia está em franco processo de negociação com o Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), atualmente em vigor.

Uma auditoria independente, aceita pelas autoridades ambientais, atestou que dos 15 itens compromissados no TAC, 12 foram cumpridos integralmente, dois foram considerados procedimentos de rotina, que precisam ser feitos de forma permanente, e apenas um permaneceu em análise, diante da discussão técnica levada ao Judiciário, com decisão liminar favorável à Companhia.

Por conta disso, a CSN responderá à Notificação para assegurar a manutenção de suas atividades".

* Atualizadaàs 20h34min, com nota refeita da CSN a respeito da notificação

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:14 Nacional