sexta-feira, 13 dezembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Número de microempreendedores individuais em VR passa de 14 mil

Aumento este ano supera 16% entre janeiro e 1º de novembro

14/11/2019 12:37:20

Volta Redonda já conta com mais de 14,5 mil microempreendedores individuais. O levantamento consta do Portal do Empreendedor, do governo federal. No país, a marca de nove milhões de microempreendedores foi ultrapassada em setembro. De janeiro a 1º de novembro deste ano, a cidade registrou aumento de 16,3% no número de MEIs (Micro Empresários Individuais).

O prefeito Samuca Silva atribui o aumento a medida como a implantação do Regin, que agiliza a formalização, e ao Alvará Fácil, emitido pela prefeitura em até 24 horas. “Quereos reduzir este prazo para duas horas. São ações que valorizam quem está regularizado e que movimentam a economia da cidade”, disse ele.

Dentre as ações implementadas pela prefeitura está o Espaço do MEI, que conta atualmente com cerca de 60 profissionais cadastrados. É um canal online oferecido pela prefeitura de Volta Redonda e que pode ser acessado no site do governo municipal (www.voltaredonda.rj.gov.br). Através do Espaço do MEI, microempreendedores podem cadastrar seus serviços e a população também pode encontrar esses profissionais.

Os MEIs que se interessarem pela ferramenta podem acessar o site da prefeitura e clicar na opção Espaço do MEI. Na página, basta clicar em “Cadastrar seu serviço” e preencher os dados solicitados (CEP, bairro, nome, e-mail, atividade, inscrição municipal, telefone, CNPJ e uma senha).

Quem quiser encontrar um profissional próximo de sua casa também deve apenas o Espaço do MEI e fazer a busca, indicando o bairro e a atividade de interesse, como, , artesão, bombeiro hidráulico e cabeleireiro, entre outros.

O Espaço do MEI conta ainda com um campo para quem tem interesse em se regularizar e tirar dúvidas sobre como se tornar um microempreendedor individual.

Geração de empregos – Além do aumento no número de microempreendedores, Volta Redonda tem se destacado na geração de empregos formais, sendo a cidade que mais gerou empregos no estado do Rio. Dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, apontam que, de outubro de 2018 a setembro de 2019, o município teve saldo positivo de 4.527 vagas –  média de 16 empregos abertos por dia.

Em 2019, Volta Redonda também foi a que mais gerou empregos. Entre janeiro e setembro, o saldo positivo é de 3.839 vagas. Em setembro, o saldo positivo foi de 325 vagas na cidade. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:20 Cidades