domingo, 22 setembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Núcleo de Apoio à Saúde da Família é implantado em 8 postos de Resende

Prefeitura busca expansão do serviço

20/08/2019 15:37:03

Oito postos da rede pública de saúde de Resende ganharam o reforço de uma equipe multiprofissional, a partir da implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A primeira equipe itinerante da Atenção Básica do Município, instituída este ano, é formada por especialistas nas áreas da psicologia, assistência social, fisioterapia, nutrição e farmácia.

Atualmente, os profissionais vêm atuando nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Paraíso (com dois grupos de trabalho), Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro /Castelo Branco, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III e Morada da Barra. A previsão é de que mais duas equipes do Nasf sejam criadas para atender a demanda de outras unidades da cidade.

O projeto terapêutico singular recebe mensalmente o recurso de R$ 20 mil do Ministério da Saúde, para a manutenção da equipe, tendo contrapartida da prefeitura de Resende.

O Nasf foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde e o serviço foi ampliado em 2011, com a instituição de duas modalidades. Em 2012, foi incluída uma terceira modalidade de Núcleo, por meio de portaria, que ampliou a possibilidade de qualquer município, com pelo menos uma equipe da Saúde da Família, implantar o grupo multiprofissional.

De acordo com o secretário de Saúde, Tande Vieira, o objetivo do Nasf é ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, assim como sua resolubilidade.

- Toda equipe da Saúde da Família já conta com médico, enfermeiro, dentista e técnicos de enfermagem e saúde bucal, além dos agentes comunitários. Os profissionais do Nasf têm a função de atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas e academia da saúde, compartilhando as práticas e conhecimentos em saúde nos territórios sob sua responsabilidade – disse ele. Segundo o secretário, a partir do projeto piloto já foi solicitada a adesão para mais duas equipes. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

17:57 Cidades