Esporte
Morre o ex-técnico Valdir Espinosa
Ele foi campeão carioca pelo Botafogo e do mundo com o Grêmio
27/02/2020 10:21:44O ex-técnico Valdir Espinosa morreu nesta quinta-feira, aos 72 anos, no Rio, de complicações após uma cirurgia na região do abdômen, realizada no último dia 17. Três dias depois, ele voltou a ser hospitalizado e não se recuperou. Espinosa era gerente de futebol do Botafogo, clube com o qual foi campeão Carioca de 1989.
Nascido em Porto Alegre, Espinosa começou a carreira jogando no Grêmio. Atuou como profissional por oito anos, passando por CSA, Esportivo e Caxias. Parou em 1978 e no ano seguinte já iniciou no cargo de treinador do Esportivo, no seu estado natal.
Seus maiores títulos foram a Libertadores e o Mundial de Clubes de 1983, comando o time que tinha em seu elenco Renato Gaúcho, De León, Paulo César Caju e Mário Sérgio. Renato gaúcho, hoje técnico do Grêmio, o considera uma espécie de “segundo pai”.
Em 1989, Espinosa aceitou o convite do Botafogo, que não conquistava o Campeonato Carioca havia 20 anos. Com um gol de Maurício na final contra o Flamengo, o time celebrou o título invicto da competição e criou mais um momento histórico para a carreira do treinador.
Espinosa dirigiu outros times no Brasil e no exterior, atuando no Cerro Porteño, do Paraguai, no Al-Hilal, da Arábia Saudita, e no Tokyo Verdy, do Japão. Também teve uma rápida passagem pelo Las Vegas City. Com informações do Globoesporte.com. (Foto: Divulgação / Botafogo)