terça-feira, 25 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Morre em Resende historiador Claudionor Rosa

Ele estava internado desde a semana passada

29/03/2019 12:26:45

O historiador Claudionor Rosa, de 78 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, em Resende.  Ele estava internado desde a semana passada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samer. A causa da morte foi insuficiência renal aguda, hipertensão arterial e diabetes mellittus.

O corpo do historiador está sendo velado na Capela da Santa Casa de Resende, no bairro Lavapés. O sepultamento está previsto para às 16h30min, no Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos.

Claudionor Rosa nasceu em São Paulo, em 1941, em São Paulo. Como bacharel em Direito, começou sua história em Resende aos 23 anos. Ele passou a se dedicar e incentivar atividades culturais como literatura, artes, poesia, música e pesquisas históricas. Fundou o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Associação do Samba e o Grêmio Literário de Resende. Trabalhou como diretor no acervo do arquivo histórico da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Ele também comandou um programa na Rádio Resende AM. Foi ainda colunista dos jornais "A Lira", de Resende, e “A Voz da Cidade”, de Barra Mansa. Participou de diversas obras literárias, entre elas, "Cordel Resende", "Ponte Velha 100 anos", "Cordel Sagrado Coração" e "Do passado ao Presente".

Dentre as homenagens recebidas, foi indicado pela Câmara de Resende para receber a medalha Tácito Vianna Rodrigues, maior honraria concedida pelo poder legislativo da cidade. Em 2016, o historiador foi patrono da 2ª edição da Feira do Livro de Resende, a FLIR.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:47 Cidades