segunda-feira, 22 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Morre a soprano espanhola Montserrat Caballé

Artista de 85 era considerada a melhor soprano do século 20

06/10/2018 09:17:28

Morreu na madrugada deste sábado, no Hospital Sant Pau, em Barcelona, a soprano espanhola Montserrat Caballé. Ela estava com 85 anose se encontrava internada desde setembro devido a um problema na vesícula. A causa da morte não foi divulgada.

O velório, segundo o jornal El País, será realizado a partir das 14 horas deste domingo no Funeral de les Corts e o funeral, na segunda-feira.

A artista enfrentava problemas de saúde nos últimos anos. Em outubro de 2012, sofreu um acidente vascular cerebral durante uma atuação na Rússia. Ao cair inconsciente, fraturou o úmero. Mas a saúde não foi a única fonte de desgosto nos últimos anos de vida da cantora. Em dezembro de 2015, ela foi condenada a seis meses de prisão e a pagar uma multa de quase 250 mil euros por evasão fiscal.

Caballé estreou profissionalmente em 1956, fez mais de quatro mil apresentações e era uma das últimas grandes divas da ópera - homenagem que ela rejeitou, em entrevista ao El País em 2014:

"Eu não me considero uma lenda da ópera, nem a última diva, como os jornalistas às vezes escrevem. Cada época tem seus divos e, no meu caso, a única coisa que fiz foi fazer bem o meu trabalho, da melhor forma possível, no mais alto nível".

Considerada por muitos críticos como a melhor soprano do século 20, Caballé ganhou um Grammy e o Príncipe das Astúrias das Artes, a mais alta distinção concedida na Espanha, em 1991.

Caballé dividiu o palco com todos os grandes artistas e disse na mesma entrevista ao jornal espanhol ter uma química especial com três deles: Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.

Outro destaque de sua trajetória foi a interpretação, ao lado de Freddie Mercury, da canção Barcelona, hit de 1987. Após a morte de Mercury, a canção foi tema da abertura dos Jogos Olímpicos de 1992. (Com informações do G1)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:42 Polícia