Internacional
Macron lamenta declarações de Bolsonaro e espera que Brasil tenha presidente 'que se comporte à altura"
NYT diz que presidente brasileiro'é o mais insignificante dos líderes'
26/08/2019 11:45:42O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou nesta segunda-feira os comentários "extraordinariamente desrespeitosos" de seu colega brasileiro Jair Bolsonaro sobre sua esposa Brigitte, dizendo-se "triste por ele e pelos brasileiros". Bolsonaro zombou da primeira-dama francesa, em uma postagem em rede social, que a comparava com Michelle, mulher do presidente brasileiro.
Bolsonaro fez "comentários extraordinariamente desrespeitosos sobre minha esposa", disse à margem da cúpula do G7 em Biarritz.
"O que eu posso dizer a vocês? É triste, é triste, mas é em primeiro lugar triste para ele e para os brasileiros", afirmou, acrescentando que espera que os brasileiros "tenham um presidente que se comporte a altura".
O comentário do presidente brasileiro também foi parar na primeira página do Corriere della Serra, maior jornal da Itália. Mas partiu do New York Times o comentário mais duro em relação ao presidente do Brasil, ao tratar sobre as queimadas na Amazônia.
De acordo com aquele que é considerado o jornal mais importante do mundo, a Amazônia está nas mãos do “menor, mais maçante e mais insignificante dos líderes”. A reportagem assinada pela jornalista Vanessa Barbara leva o título de "A devastação da Amazônia atravessa o Brasil".
O texto aponta como uma das causas da devastação da Amazônia o desmonte das políticas ambientais do Brasil promovida pelo governo Bolsonaro, com destaque para a exoneração do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão. Segundo a reportagem este foi o “primeiro sinal” de que o ano de 2019 não seria bom para a Amazônia.