sexta-feira, 18 outubro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Lula recebe título de cidadão honorário de Paris

Prefeitura ressalta combate à pobreza

03/10/2019 17:14:50

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira o título de cidadão honorário da prefeitura de Paris. O título é o reconhecimento do trabalho do ex-presidente para reduzir as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, escreveu em comunicado que levou em consideração as ações de Lula em apoio dos desfavorecidos e o fato de o ex-presidente ter ajudado a tirar da extrema pobreza 30 milhões de brasileiros entre 2003 e 2011.

Na nota, a prefeita ainda ressalta que esses são "valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento".

- Lula é conhecido por sua política proativa de combater a discriminação racial particularmente acentuada no Brasil – diz o texto, ressaltando que através da figura do ex-presidente, "todos os defensores da democracia no país são atacados".

A concessão do título de cidadão de honra a Lula foi aprovada pelo Conselho de Paris, uma espécie de Câmara de Vereadores da capital francesa, em linha com a defesa dos direitos humanos e do livre exercício de cargos públicos feita pelo órgão.

Lula cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Ele foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, que com veemência, travando uma batalha jurídica e verbal com a Operação Lava-Jato, especialmente o ex-juiz Sérgio Moro, que após condená-lo aceitou ser ministro da Justiça, e o procurador Deltan Dallagnol.

Em abril deste ano, sua pena foi reduzida para oito anos e 10 meses. Conforme determina a lei penal, o ex-presidente já cumpriu um sexto da pena e pode progredir para o regime semiaberto.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

22:13 Cidades