sábado, 21 julho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

López Obrador vence eleição no México

Esquerda chega ao poder na segunda maior economia da América Latina

02/07/2018 09:43:56

Andrés Manuel López Obrador venceu no domingo a eleição presidencial no México, com mais de 53% dos votos, o que leva a esquerda ao poder na segunda maior economia da América Latina pela primeira vez em sua história recente. "Com muita convicção, atuarei como Presidente da República. Beirando a loucura, mas de maneira obcecada", declarou, ao ser ratificado como candidato da coalizão liderada por seu partido Morena.

López Obrador buscou se distanciar da classe política que governou o México por quase um século e se apresentou como um combatente contra a corrupção. Prometeu ser um presidente austero: não usará aviões reservados a presidentes e pretende converter a residência presidencial em um centro cultural. "Vou doar metade do salário atual do Presidente da República", assegura.

Essa luta contra a corrupção calou fundo entre os mexicanos, fartos dos excessos e dos escândalos da administração de Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI).

López Obrador chama seu movimento de "a quarta transformação do México" e se compara a heróis nacionais como Benito Juárez (1806-1876), figura-chave na construção da República no século XIX.

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:18 Polícia