sábado, 21 julho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

HSJB passa a atender preferencialmente média e alta complexidades

18/06/2018 18:01:39

O Hospital São João Batista está passando a atender, preferencialmente, casos de média e alta complexidade. De acordo com a administração, o objetivo da mudança é abrir espaço para os atendimentos mais complexos e de maior gravidade, que não podem ou não tem condições de serem resolvidos em outras unidades, agilizando o atendimento dos pacientes. A partir de agora, as pessoas que passarem pelo acolhimento hospitalar e forem classificadas como baixa complexidade serão direcionadas aos Cais Aterrado e Conforto, UPA Santo Agostinho, SPA Santa Cruz e Unidades Básicas de Saúde.

 A diretora administrativa do HJSB, Elizângela Aparecida da Silva de Laffitte Alves, explicou que ao chegar ao atendimento o paciente é acolhido e recepcionado, onde é feito o seu cadastro para que seja definida a classificação de risco. “A classificação de risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de intervenção médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, afirma que a mudança foi necessária para otimizar o atendimento: “Tivemos que tomar esta decisão para melhorar o atendimento. A mudança vai aumentar, por exemplo, o espaço em leitos e liberar médicos para atenderem as emergências, que é o que preconiza o HSJB”.

A classificação de risco é feita como uma necessidade para organizar o fluxo de pacientes que procuram a urgência/ emergência, garantindo um atendimento melhor e mais humanizado para os pacientes que estão em situação de sofrimento agudo ou crônico de qualquer natureza.

Vermelho: significa emergência, o paciente será atendido imediatamente na sala de emergência;

Amarelo: Urgência. O paciente será atendido em até 60 minutos, com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação;

Verde: Paciente sem risco de morte imediata, somente serão atendidos os classificados de vermelho e amarelo.

Azul: Pacientes com quadro crônico, sem sofrimento agudo ou caso social. Deverão ser preferencialmente encaminhados para atendimento em Unidade Básica de Saúde. Caso desejar, poderá ser atendido no HSJB, mas após todos os pacientes classificados de vermelho, amarelo e verde. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:18 Polícia