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Saúde

HSJB adota plantão administrativo noturno

11/03/2019 17:25:51

Com objetivo de agilizar o atendimento no período noturno, o Hospital São João Batista implantou neste fim de semana o plantão administrativo noturno.  A ação faz parte de um pacote de medidas tomadas pela nova administração do hospital, que inclui ainda o chamado Escritório da Qualidade, que criou metas para todos os setores.

De acordo com o diretor Administrativo Cássio Murilo Macedo Pires, desde a última quinta-feira, dia 07, três profissionais que já atuam na unidade e se revezam em plantões de 12 por 36 horas. Eles atuam como gerentes, das 19 às 7 horas.

“Eles são os olhos da direção durante a noite no hospital. Como conhecem o funcionamento da unidade, garantem agilidade no atendimento à população, principalmente no pronto socorro. Observar se a classificação de risco está correta, avaliar o tempo de espera pelo atendimento e garantir a substituição de médicos em caso de atraso ou falta são algumas das funções do plantonista”, explicou.

O diretor acrescentou ainda que, no dia seguinte ao plantão, o gerente apresenta um relatório das ocorrências na noite anterior. “O objetivo é tomar providências imediatas para que o problema não se repita na noite seguinte”, disse Cássio.

Uma das plantonistas é Cíntia Cristine da Silva. Ela trabalha no HJSB desde 2003 e, durante o dia, atua como gerente de Enfermagem. Ela fez o primeiro plantão noturno de sábado para domingo e constatou a importância da presença do responsável administrativo, sobretudo em dois aspectos.

“Houve melhora do acolhimento e informação aos usuários. Somos um apoio extra na porta de entrada, que é o pronto socorro. Também garantimos suporte para os profissionais. Antes, eles não tinham uma referência administrativa no local, acho que agora estão mais seguros, cada um concentrado em desempenhar seu papel”.

Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a direção da unidade acertou ao escolher três profissionais que já conhecem o fluxo interno do hospital para gerenciarem o plantão noturno. “Desse modo, eles garantem a qualidade no atendimento, o bom funcionamento dos serviços prestados à população, dando apoio à equipe técnica”, afirmou.  

Ele lembrou ainda que um dos motivos que levou a implantação do plantão administrativo foi uma pesquisa entre os usuários. O resultado apontou queda na qualidade do atendimento durante a noite. “Uma unidade de urgência e emergência tem obrigação de prestar serviço ágil e eficaz a qualquer hora”, afirmou Alfredo.

 O prefeito Samuca Silva explicou que está exigindo ações que visem melhora no atendimento. “Oferecer um serviço público de excelência é uma meta a ser alcançada em Volta Redonda, principalmente, na Saúde. Melhorar é uma obrigação mediante a prioridade que demos através dos recursos investidos”.

 Outra medida tomada pela administração para melhorar o atendimento é a capacitação dos funcionários. No início deste ano, cerca de 100 profissionais que trabalham diretamente no atendimento ao público fizeram um curso de humanização. O treinamento serve, entre outras coisas, para criar empatia entre o funcionário e o paciente, segundo a direção.

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